Influência do TikTok cresce entre viajantes
16 de janeiro de 2023O TikTok está cada vez mais presente nas estratégias de divulgação da indústria hoteleira. Pesquisa recente da MMGY Global, divulgada pelo Hotel News Resource, revela que a influência da rede social chinesa sobre as decisões de compra dos viajantes aumentou em 10% durante 2022. Entre os motivos que levam o aplicativo a ter bom desempenho nas campanhas de vendas, o levantamento destaca a capacidade da plataforma de influenciar a tomada de decisões precoces.
“A tomada de decisão antecipada é um dos principais motivos citados por nossos entrevistados sobre como o TikTok influencia suas decisões de onde ir e onde ficar”, pontua Clayton Reid, CEO da MMGY Global. Por conta disso, muitas empresas de viagens mudaram seu foco de marketing para a rede social, investindo em vídeos curtos e envolventes para anunciar seus produtos.
O levantamento aponta ainda que 34% dos participantes foram influenciados pelo aplicativo em suas viagens. Na avaliação de Reid, o TikTok segue em curso positivo na capacidade de influenciar as decisões dos usuários, enquanto que o Google está regredindo em alguns aspectos.
Natureza do aplicativo
Uma das principais motivações para muitas empresas de viagens apostarem na plataforma como canal de divulgação de destinos e produtos é sua capacidade de alcançar um público global sem muito esforço. Perfis com pequeno número de seguidores têm oportunidades iguais de se tornar virais e receber engajamento massivo. Prova disso é que um recente post da Booking.com na plataforma rendeu 7,4 milhões de visualizações, mais de 30 vezes sua base de seguidores de 233 mil.
O motivo disso se encontra na própria natureza do TikTok. O algoritmo de relevância do aplicativo recompensa a criatividade e a singularidade dos criadores de conteúdo. Embora, à primeira vista, pareça um grande desafio para o hoteleiro, há grandes cases no trade hoteleiro mundial que podem servir de inspiração para a implementação de estratégias de marketing de sucesso.
(*) Crédito da foto: antonbe/Pixabay