O TikTok está cada vez mais presente nas estratégias de divulgação da indústria hoteleira. Pesquisa recente da MMGY Global, divulgada pelo Hotel News Resource, revela que a influência da rede social chinesa sobre as decisões de compra dos viajantes aumentou em 10% durante 2022. Entre os motivos que levam o aplicativo a ter bom desempenho nas campanhas de vendas, o levantamento destaca a capacidade da plataforma de influenciar a tomada de decisões precoces.

“A tomada de decisão antecipada é um dos principais motivos citados por nossos entrevistados sobre como o TikTok influencia suas decisões de onde ir e onde ficar”, pontua Clayton Reid, CEO da MMGY Global. Por conta disso, muitas empresas de viagens mudaram seu foco de marketing para a rede social, investindo em vídeos curtos e envolventes para anunciar seus produtos.

O levantamento aponta ainda que 34% dos participantes foram influenciados pelo aplicativo em suas viagens. Na avaliação de Reid, o TikTok segue em curso positivo na capacidade de influenciar as decisões dos usuários, enquanto que o Google está regredindo em alguns aspectos.

Natureza do aplicativo

Uma das principais motivações para muitas empresas de viagens apostarem na plataforma como canal de divulgação de destinos e produtos é sua capacidade de alcançar um público global sem muito esforço. Perfis com pequeno número de seguidores têm oportunidades iguais de se tornar virais e receber engajamento massivo. Prova disso é que um recente post da Booking.com na plataforma rendeu 7,4 milhões de visualizações, mais de 30 vezes sua base de seguidores de 233 mil.

O motivo disso se encontra na própria natureza do TikTok. O algoritmo de relevância do aplicativo recompensa a criatividade e a singularidade dos criadores de conteúdo. Embora, à primeira vista, pareça um grande desafio para o hoteleiro, há grandes cases no trade hoteleiro mundial que podem servir de inspiração para a implementação de estratégias de marketing de sucesso.

(*) Crédito da foto: antonbe/Pixabay