Como parte de sua Agenda 2030, a Iberostar Hotels & Resorts deu importantes passos em um dos maiores problemas da hotelaria: o desperdício de alimentos. Com o auxílio de IA (Inteligência Artificial), a rede vem mitigando o descarte desses itens, avançando para um futuro sem resíduos.

Com a tecnologia Winnow AI, agora instalada em 48 dos seus mais de 100 hotéis em todo o mundo, esse progresso inclui:

  • Redução de 28% do desperdício de alimentos nos hotéis com a IA instalada e integrada.
  • Globalmente, os hotéis que usam a tecnologia estão economizando 1,5 milhão de refeições por ano, o que segue no rumo para atingir a meta de 5,3 milhões de refeições.
  • Globalmente, de janeiro a junho de 2023, 735 mil refeições totais foram economizadas, com 11% de redução no peso dos resíduos e 1,2 mil toneladas de CO² economizadas.
  • Do ponto de vista climático, isso se traduz em 2,5 mil toneladas de emissões de CO² reduzidas por ano, o equivalente a 6,4 milhões de quilômetros percorridos por um carro de passeio (fonte: calculadora da EPA).

A Iberostar uniu forças com a Winnow em setembro de 2022, com a meta de economizar 1,6 mil toneladas de resíduos alimentares por ano, o equivalente a 5,3 milhões de refeições. “Nossa parceria com a Winnow ressalta nosso compromisso com um futuro livre de resíduos. É realmente inspirador ver nossos chefs adotarem o programa e criarem mudanças tangíveis. Essa conquista reforça a posição da Iberostar como líder na criação de uma indústria do turismo sustentável”, comenta Megan Morikawa, diretora de Sustentabilidade da rede espanhola.

“A Iberostar demonstrou uma dedicação incrível na luta contra o desperdício de alimentos, e seus objetivos ambiciosos se alinham perfeitamente com a missão da Winnow. Estamos entusiasmados em ver o impacto positivo que nossa colaboração já teve e esperamos continuar a apoiar a Iberostar para que alcance sua meta de resíduos zero até 2025”, complementa Marc Zornes, CEO da Winnow.

Mais iniciativas

A rede ainda trabalha para se tornar carbono neutro até 2030, 20 anos antes da meta global para o setor hoteleiro. O grupo também está comprometido em reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa de escopo 1 e 2 em 85%, enquanto os gases de escopo 3 serão mitigados em 50%.

Em junho deste ano, a Iberostar ainda anunciou os primeiros hotéis com energia 100% renovável nas Américas, incluindo seus dois empreendimentos na Bahia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Iberostar Hotels & Resorts