Com 15 anos de experiência no setor hoteleiro, Jair Mariano Junior é um grande apreciador da arte. Além de apaixonado por esculturas, tem o desenho como um de seus hobbies desde criança.

Formado em Publicidade e Propaganda, Junior é pai do Pedro e da Luísa, e companheiro de caminhadas da Lady, mascote da família. Atual presidente da ABIH-MT (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso), o profissional também atua na gestão do Los Angeles Hotel — empreendimento familiar com foco no viajante corporativo, que está em funcionamento desde 2000.

Pela primeira vez no Três perguntas para, Junior compartilha as dores e potenciais da hotelaria mato-grossense, fomentada, principalmente, pelo agronegócio e setor de eventos. “O agronegócio tem contribuído com os números positivos na economia brasileira. No Mato Grosso, o setor é responsável por grande parte dos resultados e da demanda hoteleira, representando quase que a totalidade da ocupação”, conta o executivo.

A capital do estado, Cuiabá, será também o primeiro destino do Hotel Trends On The Road, roadshow promovido pelo Hotelier News, que levará palestras ministradas por empresas parceiras da área de tecnologia, além de uma rodada de negócios. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Três perguntas para: Jair Mariano Junior

Hotelier News: Como está a hotelaria de Mato Grosso? Quais os destinos em destaque? E existe espaço para crescer em oferta?

Jair Mariano Junior: O Mato Grosso conta com 985 empreendimentos cadastrados no Cadastur, sendo 63 associados à ABIH-MT. São 10,6 mil apartamentos no Cadastur e 4,4 mil em hotéis membros da entidade. No total, são 23,5 mil leitos no Cadastur e 8,5 mil na base da ABIH-MT.

O agronegócio é a grande engrenagem do Mato Grosso, mais ou menos tudo gira em torno dele, dos eventos grandes aos pequenos. Acredito que o turismo pode ajudar a mostrar que o agronegócio não é o monstro que pintam.

Das 100 cidades mais ricas do agronegócio, 40 estão no Mato Grosso, nas regiões como Médio Norte, Sul, Noroeste, e Leste, com os municípios de Lucas do rio Verde, Sorriso, Sinop e Nova Mutum, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Confresa, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Diamantino, Nova Ubiratã, Santo Antônio do Leste e outras.

O Mato Grosso tem sido notado e recebido investimentos, inclusive de redes internacionais de lazer. Na capital, estamos todos trabalhando perto de 60% e isso não abre muitas portas para mais gente. Já no interior, algumas cidades parecem ter algum espaço, mas o turismo de negócios é mais simples de cobrir as necessidades, com raras exceções de grandes feiras, acredito que o espaço para novos players é bastante pontual.

A atuação da ABIH-MT tem sido no sentido de fortalecer o setor através de ações que minimizem as principais dores da hotelaria, que vão desde a formação da mão de obra até o diálogo com o poder público.

HN: Quais são os desafios para que os hotéis possam ter um resultado melhor?

JMJ: A hotelaria enfrenta muitos desafios, como formação e manutenção de mão de obra qualificada, implementação de novas tecnologias, infraestrutura urbana e turística, além da falta incentivo fiscal. Por exemplo, estamos lutando pelo Perse desde sua criação. E não podemos esquecer de problemas comuns a toda a sociedade brasileira, como a questão da segurança pública.

No caso do Mato Grosso, falta também a divulgação como destino, e a malha aérea insuficiente diante de um estado continental para atender principalmente os mercados do agronegócio.

Não se capacita e qualifica profissionais da noite para o dia. E a hotelaria também requer colaboradores com alguns quesitos, como idiomas, por exemplo, o que restringe as contratações. E um dos percalços que temos é que outros segmentos, como o agronegócio, têm salários mais atrativos.

No geral, recebemos quem vem trabalhar no estado, o participante de eventos acadêmicos, corporativos, culturais e esportivos, principalmente na capital. A malha aérea é insuficiente diante das distâncias entre as regiões, mesmo quando se tem eventos de grande porte no interior não existem voos específicos.

Em relação ao eixo rodoviário, temos necessidades regionais pontuais de empresas para atender a demanda, mas a infraestrutura de estradas é muito aquém diante das ligações dos destinos turísticos de lazer e negócios.

Temos um esforço do governo do estado para divulgação dos destinos, mas muito concentrado em turismo de lazer, principalmente no Pantanal, Chapada do Guimarães e Nobres.

HN: Como o agronegócio tem cooperado para o resultado dos hotéis? Os eventos têm ajudado? E o que pode melhorar?

JMJ: O agronegócio tem contribuído com os números positivos na economia brasileira. No Mato Grosso, o setor é responsável por grande parte dos resultados e da demanda hoteleira, representando quase que a totalidade da ocupação.

Os eventos movimentam tanto a região metropolitana, com shows, concursos públicos, congressos (muito incipientes), e também no interior, com eventos voltados ao agronegócio, como a Show Safra, em Lucas do Rio Verde; Norte Show em Sinop; e Farm Show em Primavera do Leste.

Na ABIH-MT, temos discutido e trabalhado com o governo e prefeituras na organização sistêmica para captação de eventos, com o intuito de incentivar também inserção de profissionais no segmento de turismo.

Em parceria com o governo do estado, estamos embutidos para promover o Mato Grosso no segmento de turismo de negócios, principalmente através de construção de indicadores que possam mensurar o aumento das ações que colaboram com o crescimento da demanda hoteleira

Na região metropolitana, o governo está construindo o Parque Novo Mato Grosso, que trará um diferencial com centro de convenções, autódromo para eventos esportivos, museu do agronegócio, ou seja, equipamento turísticos que potencializem a busca por novos perfis de turistas para o Mato Grosso.


O Hotel Trends on the Road é uma realização do Hotelier News, em parceria 10 marcas patrocinadoras: APP Sistemas, Asksuite, B2B Reservas, ASSA ABLOY, Climber, Clima ao Vivo, Equipotel, Lighthouse, TravelCash e WebSpot. O roadshow tem também apoio do Grupo R1 Audiovisual e, nesta etapa em Cuiabá, da ABIH-MT.

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(*) Crédito da foto: arquivo pessoal