A sustentabilidade faz cada vez mais parte da operação de diversas redes hoteleiras. Na Iberostar Hotels & Resorts, não é diferente. Recentemente, a empresa anunciou o marco de 100% de energia renovável em seus hotéis na Bahia e, dessa forma, os empreendimentos se tornam os primeiros da companhia a atingir esse objetivo.

O complexo da Bahia conta com dois hotéis, o Iberostar Selection Praia do Forte e o Iberostar Bahia, recebendo 181 mil hóspedes por ano e consumindo 21.217 MWh (megawatts-hora) de energia em 2022. “Temos o prazer de celebrar que nossos hotéis na Bahia já consomem toda a sua energia de fontes 100% renováveis. Este marco é resultado da dedicação inabalável à nossa Agenda 2030, que visa alcançar a neutralidade em emissões de carbono em todas as operações até 2030“, diz Gabriel Martorell, diretor de Governança da Sustentabilidade na Iberostar.

“Por meio de nossos compromissos ousados e dos esforços incansáveis das nossas equipes de Sustentabilidade, Operações e Recursos, garantimos com sucesso que a energia que alimenta nosso complexo seja de origem renovável”, complementa.

Turismo responsável

Com base em seu sucesso na Espanha, a empresa está estendendo seu modelo de turismo responsável para o Brasil. Atualmente, todos os hotéis da Iberostar no país europeu já consomem eletricidade proveniente de fontes renováveis com garantia de origem. Essa iniciativa evita a emissão de mais de 180 mil toneladas de CO2 por ano. No Brasil, a rede já está tomando medidas significativas para evitar o lançamento de mais de 4 mil toneladas de CO2.

“A Iberostar Hotels & Resorts está solidificando sua posição como líder na transição energética no setor do turismo, mantendo seu compromisso de alcançar a neutralidade em carbono até 2030 por meio das energias renováveis, eficiência energética e eletrificação. Essa dedicação está alinhada com o objetivo da empresa de combater a crise climática e fomentar um modelo de turismo responsável”, acrescenta Martorell.

O Iberostar Praia do Forte utiliza energia solar para alguns recursos desde 2010 e agora a propriedade está dando mais um passo importante para reduzir a pegada de carbono do hotel. Além de investir em eletricidade renovável, a rede certificou a origem dessa energia por meio do i-REC (Certificado de Energia Renovável). O compromisso da empresa em ser livre de combustíveis fósseis segue bem encaminhado e o plano estipula que eles serão totalmente substituídos por energia limpa.

Reconhecendo que as fontes renováveis são a única opção viável para um futuro energético sustentável, a Iberostar está dedicada a promover sua utilização. Com essas iniciativas, a companhia pretende facilitar a integração de componentes renováveis na rede energética global, contribuindo para um futuro mais sustentável.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Iberostar Hotels & Resorts