Definitivamente, o ESG (Environmental, Social and Governance) já virou realidade na hotelaria, com cada vez mais redes aderindo à agenda. Por isso, o grupo hoteleiro Iberostar planeja zerar suas emissões de carbono até 2030, 20 anos antes da meta global da indústria hoteleira. A empresa, com sede na Espanha e propriedades espalhadas pela Europa e Américas, apresenta seu roteiro para descarbonização na 27ª edição da COP27 (Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas),que acontece de 6 a 18 de novembro em Sharm El Sheikh, Egito.

A rede também está comprometida em reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa de escopo 1 e 2 em 85% em 2030, frente à sua linha de base de 2019. Já os gases de escopo 3 deverão ser reduzido em 50% no mesmo ano. Além disso, a Iberostar também compensará as emissões remanescentes implementando soluções baseadas na natureza, que protegem e restauram os ecossistemas em todos os seus destinos, aponta o Hospitality Net.

“A Iberostar continua a apresentar um modelo de turismo responsável, que gera valor nas pessoas e no meio ambiente. Nosso plano estratégico claro e bem definido apoia os compromissos ambiciosos da nossa própria Agenda 2030. Estamos avançando com uma visão de longo prazo, construindo uma empresa lucrativa com um pilar fundamental da sustentabilidade e tendo em mente o impacto positivo do nosso trabalho”, destaca Gloria Fluxà, vice-presidente e diretora de Sustentabilidade da Iberostar.

“Devemos passar do compromisso para a implementação. O progresso real exige ações ousadas e imediatas como as que estamos praticando na Iberostar. O roteiro é baseado em ciência, dados e forte liderança corporativa”, acrescenta.

Iberostar: metas

Entre as principais metas sustentáveis da Iberostar para 2030, estão:

  • Reduzir o consumo de energia em 35% com mudanças no comportamento interno e dos clientes
  • Uso de energia renovável em todos os destinos
  • Descarbonização das emissões de escopo 1 e 2 em 66%, que implicará a adição de 220 megawatts (MW) de energia renovável nos destinos do grupo
  • Liderar a descarbonização na compra de bens e serviços, priorizando os de baixa emissão
  • Aplicar 100% dos esforços de descarbonização dos escopos 1 e 2 em ativos arrendados
  • Incentivar a redução dos resíduos gerados pelos hotéis

O relatório de sustentabilidade da rede pode ser consultado na íntegra por meio do link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Iberostar