Integrante do grupo Minor Hotels, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte tem trabalhado com o intuito de reforçar seu compromisso com o ESG (Environmental, Social and Governance), enquanto visa moldar uma visão mais consciente da hospitalidade. Por suas iniciativas de preservação do meio ambiente, o empreendimento localizado em Mata de São João (BA) recebeu recentemente o certificado de energia renovável.

O hotel tem ações abrangentes para cumprir os compromissos da agenda ESG, não apenas para impactar positivamente os viajantes e comunidades locais, mas também para transformar mercados e comportamentos. Desde sua fundação, há 39 anos, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte atua no desenvolvimento de ações sustentáveis.

Hoje, a sustentabilidade está presente em todas as áreas do hotel e cerca de 70% dos funcionários são moradores das comunidades do entorno, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento regional. Além disso, o empreendimento está envolvido em projetos sociais nas escolas municipais, centros de recuperação e associações locais.

Outras iniciativas

Na área ambiental, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte se destaca por sua energia 100% renovável, de fonte eólica, além de participar de iniciativas de limpeza na praia e gincanas ambientais na comunidade. Além disso, o hotel também conta com parcerias estratégicas com organizações ambientais, como o Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte, visando promover a conservação marinha e terrestre.

A gestão de resíduos é outra frente em que o hotel atua, adotando práticas rigorosas de separação e reciclagem visando garantir o máximo de aproveitamento dos materiais utilizados nos processos, além de minimizar o desperdício e elevar a reutilização. Por conta disso, em 2023, a propriedade alcançou o percentual de reciclagem de 80%.

Para chegar a esse resultado, o hotel implementou, por exemplo, um sistema de reciclagem com diversos materiais, como casca de coco, podas e folhas do jardim, vidro, papel e papelão, metal, plástico, eletrônicos, óleo de cozinha usado, entre outros. Uniformes desgastados também são reciclados ou reutilizados sempre que possível, promovendo um ciclo de vida sustentável para os produtos do hotel.

“Estou imensamente orgulhoso do compromisso do Tivoli Ecoresort Praia do Forte com as práticas ESG. Desde o nosso pioneirismo na obtenção do certificado de energia renovável até nossas parcerias com organizações ambientais locais, como o Projeto Tamar e o Instituto Baleia Jubarte, estamos liderando o caminho em termos de sustentabilidade na indústria hoteleira. Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável não é apenas uma parte de nossa identidade, é o nosso legado para as gerações futuras”, afirma João Eça Pinheiro, diretor geral do hotel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Tivoli Ecoresort Praia do Forte