Viajante desde criança, João Eça Pinheiro viveu em diferentes países por conta da profissão do pai, funcionário de uma multinacional da indústria petrolífera. Português de nascença, mas brasileiro de coração, o diretor geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte despertou seu interesse pela hotelaria cedo, frequentando empreendimentos ao redor do mundo com a família.

“Isso permitiu conhecer muitos hotéis desde novo e ficar interessado no seu funcionamento. Brincava com meus irmãos mais velhos de room service, que se aproveitavam de mim para fazer lanches para eles”, conta.

Seu primeiro grande desafio foi aos 18 anos, como gerente do restaurante da mãe de um amigo, o Açafrão, no Bairro Alto, localizado na zona turística de Lisboa, sua cidade natal. “Comecei como garçom para ganhar um dinheiro extra, pois era estudante”, relembra.

Após cursar Gestão Hoteleira, realizou alguns estágios e aos 23 anos foi trabalhar no Algarve, em um dos resorts mais prestigiados de Portugal, o Prainha. “Entrei como assistente do gerente geral. A determinada altura, o gerente saiu e eu fiquei interinamente com a responsabilidade até um novo profissional ser contratado”, explica.

Aos 24 anos, Pinheiro assumiu a gerência do empreendimento que atualmente conta com mais de 1,5 mil leitos. Em 2010, a Minor Hotels convidou o executivo para comandar o resort em Praia do Forte, onde está há 11 anos.

Três perguntas para: João Eça Pinheiro

Hotelier News: Em 2021, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte se destacou entre os empreendimentos da Minor Hotels no Brasil. Como você definiria o ano passado para a propriedade?

João Eça Pinheiro: Foi, acima de tudo, um ano de aprendizado muito grande para o hotel e sua equipe. Um período de resiliência e permanente adaptação aos desafios. Foi possível ultrapassar com grande sucesso devido ao extraordinário time de colaboradores bem preparados e determinados. As metas que alcançamos nos ensinaram que é possível ir sempre além do que imaginamos, desde que estejamos focados e saibamos identificar os momentos e nos adaptarmos rápido às mudanças da demanda.

HN: O que será priorizado em 2022? Quais as principais estratégias para o ano que se inicia?

JEP: Nossa estratégia passa por acompanhar a operação de perto com um horizonte de três meses e tomarmos medidas que venham a ser necessárias de forma rápida. A prioridade é a construção de nosso Centro de Eventos Sociais, que havia sido suspensa no início da pandemia, como forma de atendermos melhor nossos segmentos de eventos e grupos, bem como nos possibilitar atrair novos negócios que anteriormente não tínhamos possibilidades de atender.

HN: O resort está conseguindo recompor a diária média? E de que forma a nova onda está impactando as demandas?

JEP: Na verdade, nossa diária média não baixou na pandemia. Nossa estratégia passou por não baixar diária média, mas sim a manter, incluindo em determinados momentos de ocupação vários benefícios aos hóspedes de serviços no hotel incluídos na diária. E a medida teve grande sucesso e se traduziu inclusive em aumento de vendas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Minor Hotels