Para celebrar o Dia Mundial da Reciclagem, comemorado hoje (17), o Beach Park anuncia novos esforços em sua política de resíduos. O complexo turístico cearense agora contará com um Pátio de Compostagem, localizado no Porto das Dunas, que será responsável por receber resíduos orgânicos oriundo das atividades do Aqua Park, Vila Azul do Mar, Restaurante de Praia, Parque Arvorar e hotéis.

Com 600 metros quadrados (m²), o pátio e tem capacidade para receber diariamente 3,5 toneladas de resíduos orgânicos), assim como de produzir aproximadamente 518 toneladas de composto orgânico ao ano. O espaço tem como objetivo tornar o Beach Park autossuficiente no gerenciamento de seus resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para uso nas áreas verdes e jardins do complexo.

O local irá abrigar também um minhocário, forma alternativa para a compostagem, onde haverá a produção de húmus que é o composto mais nobre para adubação. O pátio receberá em breve estudantes para ações de educação ambiental. Essas ações integram e fortalecem o conjunto de medidas que o Beach Park já pratica no gerenciamento de seus resíduos sólidos.

Em 2023, a empresa reciclou mais de 97% dos resíduos gerados na execução de suas atividades. Foram recicladas mais de 3 mil toneladas de resíduos entre recicláveis e orgânicos.

“O Beach Park segue práticas de gestão socioambientais e de governança atentas aos princípios do ESG e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A reciclagem é um importante pilar para a sustentabilidade, por isso adotamos estratégias eficazes e criativas em todas as atividades do grupo, como o parque, rede hoteleira e o paisagismo”, destaca Raíssa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.

Entre muitas ações de reciclagem, o Beach Park tem como destaque a parceria com a Empresa Hamtaro, que transforma bóias inutilizadas em chinelos que são comercializados nas lojas da Vila Azul do Mar e utilizados pelos colaboradores que atuam no parque aquático, além de serem doados para diversas ações sociais realizadas no destino turístico. Somente no ano passado, mais de 3 toneladas de boias tiveram esse destino.

Projeto Eu Reciclo

Outro destaque é o projeto Eu Reciclo, uma ação de cunho social totalmente corporativa, com o objetivo de tirar da informalidade ex -catadores e reduzir o percentual de envio de resíduos para aterros sanitários. O programa iniciou com 3% de reciclabilidade, atualmente o percentual está em 97% de reciclabilidade e a gestão de sustentabilidade do Beach Park conta com cinco ex-catadores em quadro fixo de funcionários que realizam o processo de triagem e reciclagem de resíduos tais como: plásticos, papel, papelão, alumínio e etc.

Vale lembrar que o Beach Park está com planos de expansão na ordem dos R$ 190 milhões. O desenvolvimento inclui o Ohana Beach Park Resort, com 281 apartamentos, elevando a oferta do complexo a 750 acomodações.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Beach Park