Sinônimo de alta temporada no turismo, as férias de julho prometem movimentar a hotelaria do Rio de Janeiro. Segundo previsões da HotéisRIO, a ocupação da capital fluminense deve chegar a 70% no período, cerca de 20% acima do registrado em 2021 (51,44%).

Em termos de ocupação, na Cidade Maravilhosa, os bairros mais procurados por turistas são Ipanema e Leblon (74,32%); Leme e Copacabana (70,46%); Centro (70,20%); Flamengo e Botafogo (68,69%); Barra da Tijuca e São Conrado (68,60%).

Se as projeções da HotéisRIO se consolidarem, o indicador ficará abaixo do registrado no feriado de Corpus Christi, quando a oferta hoteleira da cidade do Rio de Janeiro chegou a 79,70% de ocupação.

De acordo com o Rio CVB (Rio Convention & Visitors Bureau), os principais hotéis, restaurantes e atrações turísticas da cidade devem registrar movimento de 15% a 20% maior do que em 2019.

Para a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner, o Rio se destaca como destino para turistas de todo o mundo por sua diversidade de atrações e qualidade de serviços. Os setores público e privado têm investido em ações que geram interesse aos visitantes. “Depois da crise da pandemia, nessas férias começamos a ver a volta do turista estrangeiro ao Rio, que se somam aos visitantes domésticos que deram fôlego ao setor nos últimos meses. Este movimento se reflete em números positivos para o turismo, superando patamares anteriores à crise”, afirma.

O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Mariano, destaca que a política de vacinação e as estratégias de promoção da cidade, elaboradas entre o poder público e a iniciativa privada, foram um sucesso, o que contribuiu para o Rio estar “no caminho certo” e elevando os números de visitantes na cidade.

“Atualmente, estamos focando em buscar resolver questões estruturais do nosso turismo, como a melhoria da qualidade da mão de obra, a elaboração de um plano estratégico, além do investimento em inovação. O turista pode – e deve – vir ao Rio, porque aqui estamos sempre de braços abertos para receber a todos, o ano inteiro”, diz o secretário.

Demanda estadual

O estado do Rio de Janeiro espera grande demanda de cruzeiros no período. A maior parte das embarcações passará a temporada na capital, totalizando 432.226 cruzeiristas que cumprirão 151 diárias.

Para além da capital, o estado também espera por altos índices de turistas durante as férias de julho. Na Região dos Lagos, 280.209 pessoas reservaram 74 diárias em Búzios e 9.635 visitantes passarão cinco diárias em Cabo Frio. Na Costa Verde, Angra dos Reis prevê receber 52.356 cruzeiristas com 12 diárias, Paraty terá 5.717 turistas com 10 diárias e Ilha Grande receberá 193.075 pessoas com 52 diárias.

(*) Crédito da foto: Raphael Nogueira/Unsplash