O último feriado prolongado do primeiro semestre resultou em ocupação elevada na capital fluminense, segundo divulgado hoje (21) pela HotéisRIO. O indicador chegou a 79,70%, mas ficou abaixo das previsões do setor (85%).

O feriado de Corpus Christi foi impulsionado pela Maratona do Rio, atraindo atletas profissionais e amadores para o Rio de Janeiro. Os hotéis que receberam os maratonistas adaptaram suas rotinas para melhor atendê-los. Alguns, por exemplo, serviram o café da manhã em horário antecipado, entre 4h e 4h30. Outros chegaram a oferecer cardápio específico para os corredores e proporcionaram late check-out (até 15h).

Para Alfredo Lopes, presidente da HotéisRIO, o bom resultado também é consequência da oferta cultural e gastronômica da Cidade Maravilhosa, além da proximidade com importantes destinos emissores de turistas. “É um turismo doméstico, com visitantes oriundos principalmente de São Paulo, capital e interior, Minas Gerais e do interior do Rio. Mas registramos turistas de todo o país”.

Regiões em destaque

Dentre os bairros mais procurados por visitantes, podemos destacar Flamengo/Botafogo com 93,25% de ocupação, com picos na sexta-feira e no sábado, com 96% e 97%, respectivamente. A região teve grande influência da Maratona do Rio, com o encerramento da competição no Aterro do Flamengo, que beneficiou os hotéis da região.

Em seguida vieram Ipanema/Leblon, com 85,97%, Copacabana/Leme, com 84,55%, Centro, com 81,53% e São Conrado/Barra (72,37%), ao contrários das previsões da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), que apontavam Leme e Copacabana como as regiões mais procuradas.

(*) Crédito da foto: Poswiecie/Pixabay