A ABIH-RJ e o HotéisRIO divulgaram, no começo da semana, a prévia da ocupação hoteleira para o feriado de Corpus Christi. Os dados apontam que, até o momento, a Cidade Maravilhosa está com 80,27% dos quartos reservados para o período de 16 a 18 de junho. A expectativa das duas entidades é de que o indicador bata em 85%.

Entre as regiões mais procuradas pelos turistas na capital fluminense, destaque para Leme/Copacabana (77,95%), seguido de perto por Ipanema/Leblon (77,14%). Na terceira posição, aparece a região de Flamengo/Botafogo (73,62%), seguidos pelo Centro (69,90%). Localizado em outra parte da cidade, a Barra da Tijuca/São Conrado tem estimativa de 66,84%.

De acordo com Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, a expectativa positiva é atribuída aos atrativos turísticos, gastronômicos e culturais da cidade. “É um turismo doméstico, com viajantes oriundos de São Paulo – capital e interior – e Minas Gerais”, pontua.

ABIH-RJ: destinos serranos chamam atenção de turistas

Ainda de acordo com o relatório da ABIH-RJ e HotéisRIO, os destinos serranos ganharam a preferência dos turistas para o feriado, até em função aproximação do inverno. Entre as cidades mais buscadas, Miguel Pereira e Teresópolis ocupam as duas primeiras posições da lista, com 100% e 93% de lotação, respectivamente. “O frio beneficia os empreendimentos localizados na serra, preparados para esta modalidade de turismo”, reforça Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ.

Em seguida, estão Itatiaia e Penedo (91,59%). Na quarta posição, aparecem Nova Friburgo (89,60%) e Vassouras (88,07%). Valença e Conservatória vêm a seguir, empatadas com Macaé e todas com 84% da oferta de quartos já reservada. Paraty (73,40%), Angra dos Reis, Cabo Frio e Petrópolis (73%), Rio das Ostras (71%), Arraial do Cabo (66,70%) e Armação dos Búzios (63,50%) completam a lista.

Expectativa nos hotéis da capital

No Tulip Inn Rio de Janeiro Ipanema, as perspectivas são otimistas, uma vez que a unidade já tem 80% dos quartos reservados. Sob a perspectiva do Louvre Hotels Group como um todo, a rede atribui o avanço dos números ao aumento do ritmo da vacinação, que impulsionou de forma significativa os setores turístico, hoteleiro e de serviços.

“O brasileiro está reaprendendo a conhecer seu país e suas belezas naturais, culturais e gastronômicas. Outro fator que favorece o turismo doméstico é a diferença cambial para quem deseja viajar ao exterior. Os valores das moedas estrangeiras ainda são um inibidor”, avalia Michel, que também é CEO da rede.

No Windsor Barra, as projeções reforçam o clima de otimismo. O empreendimento também já está com ocupação de 80% e a expectativa é de que o indicador chegue a 100% no feriado, principalmente porque a previsão do tempo é de sol para quinta e sexta-feira.

“Estamos recebendo, em grande maioria, os brasileiros, principalmente paulistas e cariocas. A distância curta e diárias atraentes fazem com que eles priorizem se hospedar aqui no nosso hotel. Além disso, o número de hóspedes tem crescido cada vez mais por conta de as pessoas já estarem vacinadas. Em relação aos estrangeiros, a predominância é da América Latina, em especial da Argentina, mas também temos recebido paraguaios, colombianos e peruanos”, destaca Victor Masetti, gerente geral do empreendimento.

Windsor Barra - Victor_Masetti _ feriado

Masetti: relaxamento de restrições impulsiona ocupação hoteleira

Já no Yoo2 Rio by Intercity Hotels, a previsão de ocupação é de 57%, com turistas oriundos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, além do próprio Rio de Janeiro, que responde por cerca de 20% do percentual esperado.

O Hotel Nacional, por sua vez, tem uma das projeções mais positivas da capital fluminense. O empreendimento espera ultrapassar os 90% de ocupação no feriado. “Temos muita procura de clientes vindos de São Paulo (capital e interior), Minas Gerais, Goiás e interior do Rio de Janeiro, entre outros”, revela Márcio Delgado, recém-nomeado gerente geral do hotel, em entrevista ao Hotelier News.

Por fim, no LSH by OWN LifeStyle Hotel, a expectativa é de 100% de ocupação no feriado de Corpus Christi. “O feriado prolongado traz grande movimentação em um período de baixa temporada como o mês de junho. Segundo nossas análises, os turistas estão vindo principalmente de São Paulo e Minas Gerais, além de viajantes vindos do mercado latino, que tem grande fatia da nossa ocupação”, finaliza Karina Goes, gerente de Operações do hotel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Windsor Hotéis