Após alguns meses sem gerente geral, um dos hotéis mais icônicos do Rio de Janeiro está sob novo comando. Quem assume a cadeira do Hotel Nacional é Márcio Delgado, que chega para somar com mais de 30 anos de experiência no mercado turístico-hoteleiro no Brasil e no exterior. Em entrevista ao Hotelier News, o executivo revelou alguns planos para o empreendimento, que agora opera em modelo de multipropriedade, com administração do WAM Group.

Há pouco mais de duas semanas no cargo, Delgado tem a missão de criar novas experiências para cariocas e turistas de passagem pela Cidade Maravilhosa. Até a contratação do profissional, Agadi Carvalho, superintendente de Hotelaria e Hospitalidade do WAM, vinha atuando no comando da unidade.

Assumir um empreendimento com a carga histórica do Hotel Nacional não é tarefa fácil, ainda mais considerando o atual cenário do setor e a nova fase da gestão. Entretanto, Delgado define o desafio como uma grande oportunidade em sua carreira. “O Hotel Nacional está apostando alto nesse modelo de negócios com a administração do WAM Group, pioneiro no segmento de multipropriedade. Até o momento, já comercializamos cotas para 2.321 famílias”, revela.

O executivo afirma que o foco principal para 2022 é divulgar o empreendimento como opção de fracionado para o Rio de Janeiro e demais estados, e salienta o papel orientador do gerente geral nesse processo. “O gerente é o farol de toda a equipe. É ele que dá o norte operacional, o que faz toda a diferença. Vamos priorizar o entretenimento para as famílias, hóspedes, proprietários ou passantes”, acrescenta.

Conexão com São Conrado

Às margens da praia de São Conrado, o Hotel Nacional busca dialogar cada vez mais com seu entorno. E nada como atrair o público pelo estômago. Com feijoada aos sábados e comida de boteco durante a semana, o restaurante Sereia promete se tornar um hotspot da Zona Sul carioca. “Existe uma demanda grande do bairro e isso é só o começo. Somos um resort urbano e vamos trabalhar com shows e happy hour, entre outros atrativos”, adianta Delgado.

Buscando resgatar as raízes do hotel, a nova gestão também planeja fomentar a realização dos eventos na propriedade. “Temos nosso jardim e uma sala de eventos que totaliza mais de 2 mil metros quadrados (m²). Trata-se de uma área pronta para receber ocasiões especiais como casamentos e aniversários, além de feiras”, pontua.

Delgado adiantou que o Hotel Nacional está em fase de desenvolvimento de um quiosque na praia, com serviços e atividades esportivas. “Será um espaço no calçadão com oferta gastronômica, serviço de praia, aulas de surfe entre outras novidades. Queremos reunir diferentes tribos em um só lugar.”

Carreira

O profissional iniciou sua carreira no fim dos anos 1980, no Club Med, primeiro em Itaparica (BA), depois em Rio das Pedras (RJ). Delgado também atuou em países como Marrocos, Tunísia, Grécia, Turquia e França. De volta ao Brasil, ele se fixou na Bahia, onde permaneceu por 10 anos trabalhando no resort Transamérica Comandatuba e no Pestana Rio Vermelho.

Em seguida, iniciou sua trajetória na rede Accor, implantando e operando hotéis no Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Na Intercity Hotéis atuou como executivo na gestão e abertura de hotéis na Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Em sua carreira, Márcio Delgado também ostenta uma passagem pelo Malai Manso Resort, no Mato Grosso. Em 2018, assumiu a gerência da rede Windsor Hotéis, no Rio de Janeiro, e atuou nos empreendimentos no Leme, Copacabana, Barra da Tijuca e Flamengo, de onde se despediu recentemente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Nacional