Poucos hotéis marcaram a história da hotelaria brasileira ao ponto de se perpetuar um verdadeiro ícone do setor. Em tempos de fugacidade de um mercado que abre e fecha portas diariamente, o Hotel Nacional eternizou seu nome, mesmo após fases obscuras de sua trajetória de 50 anos.

O meio século de vida do empreendimento localizado às margens da Praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, marca um novo momento do hotel. Operado pela WAM Hotéis e Resorts, a propriedade projetada por ninguém menos que Oscar Niemeyer, agora opera no modelo de multipropriedade.

“O Hotel Nacional está localizado em um bairro privilegiado, que nasceu em torno do empreendimento. Temos uma praia belíssima, considerada um local sagrado para praticantes de surfe. Foi idealizado para não oferecer apenas a parte de natureza, mas a arquitetura que Niemeyer previu era totalmente futurista para a década de 1970 e que serve de inspiração até os dias de hoje”, comenta Agadi Carvalho, superintendente de Hospitalidade em Multipropriedade da WAM Hotéis.

É praticamente impossível não notar o edifício cilíndrico construído na Avenida Niemeyer, que carrega em seu DNA uma veia artística. Tombado em 1998 como patrimônio histórico e cultural da Cidade Maravilhosa, o Hotel Nacional encanta também por suas obras. Ao entrar no lobby, o candelabro de Pedro Corrêa de Araújo compõe a decoração em harmonia com o painel de Carybé, feito em 300 peças de concreto armado. Mas o grande destaque é, sem dúvidas, a escultura A Sereia, de Alfredo Ceschiatti, que conversa diretamente com os jardins de Roberto Burle Marx.

Para celebrar os 50 anos do hotel, a WAM Hotéis implementou uma exposição permanente em homenagem a Niemeyer, com painéis, maquetes e obras do arquiteto carioca. As 10 peças foram concedidas pelo Instituto Niemeyer, oriundas de um investimento de R$ 600 mil do grupo hoteleiro.

Hospedagem com diferentes perspectivas

O formato arredondado do prédio propõe uma hospedagem de diversas perspectivas. Os 413 apartamentos, divididos em 34 andares, oferecem vista para a praia, Pedra da Gávea ou para as montanhas — um dos grandes diferenciais do empreendimento. Os hóspedes e proprietários das frações podem escolher entre três categorias de UHs: Luxo, Junior e Deluxe.

Categoria de entrada, a suíte Luxo possui 38 metros quadrados (m²), com todas as opções de vista. Já os apartamentos Junior são maiores e opção ideal para famílias com crianças, enquanto a Deluxe oferece múltiplos ambientes como sala, lavabo, closet e casa de banho com banheira nos modelos europeus.

Fora dos apartamentos, a vista não deixa a desejar. Os hóspedes podem se exercitar na academia ou desfrutar de tratamentos com pedras, massagens e outras terapias do spa apreciando o mar de São Conrado.

Para as crianças, o espaço kids possui cineminha, casa na árvore, jogos e atividades acompanhadas pela equipe de recreação. Vale ressaltar também que o Hotel Nacional é pet friendly, abraçando todos os membros da família.

A piscina redonda acompanha os moldes arquitetônicos do hotel, promovendo a integração de espaços, com vista para a praia. “Os jardins de Burle Marx foram pensados como a cauda da sereia e a sensação na piscina é de estar em uma pérola”, acrescenta Carvalho. “É algo que torna o hotel esplendoroso”.

Gastronomia para São Conrado

Assim como em seu passado glamouroso, o Hotel Nacional manteve sua gastronomia pensada para hóspedes, proprietários e cariocas. Tanto o restaurante Sereia quanto o Carybé Lounge Bar e o bar da piscina estão de portas abertas para servir o público local.

“O Hotel Nacional conta com uma gastronomia contemporânea, que atende hóspedes e passantes. Nosso menu é composto por pratos com frutos do mar e atende a todos os gostos. Aos sábados, temos a nossa tradicional feijoada com atração musical, e aos domingos servimos o brunch, muito procurado por famílias de São Conrado”, explica Antonia Mota, gerente de A&B (Alimentos & Bebidas).

O café da manhã é composto de itens variados, como frutas, bolos e pães de produção caseira, além de uma cozinha show com omeletes, tapiocas e misto quente. O restaurante Sereia serve um menu à la carte no almoço e jantar, já os bares estão com uma nova carta de drinks, que mesclam receitas clássicas e autorais.

“O WAM Group não poderia deixar de pensar o quanto aspiracional é o Rio de Janeiro. E o Hotel Nacional, sendo o ícone que é, o grupo resolveu torná-lo acessível para todos com o modelo de multipropriedade”, finaliza o superintendente.

Acompanhe todos os detalhes da arquitetura, hospedagem e gastronomia de um dos empreendimentos mais emblemáticos da hotelaria em mais uma viagem do Hotel In Loco.

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian e Nayara Matteis/Hotelier News