Uma das joias da hotelaria que sobreviveu a pandemia, o Hotel Nacional completa meio século de operações com muitos motivos para celebrar. Amanhã, dia 2 de fevereiro, o empreendimento localizado às margens da Praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, comemora 50 anos com homenagens ao seu criador, Oscar Niemeyer.

Projetado pelo renomado arquiteto, o hotel leva também a assinatura de Roberto Burle Marx em seu paisagismo. Cartão postal da capital fluminense, o prédio arredondado de 34 andares e 413 apartamentos ganhará, na próxima sexta-feira (4), uma exposição permanente de Niemeyer.

As 10 peças vieram do Instituto Niemeyer, oriundas de um investimento de R$ 600 mil do WAM Group, responsável pela gestão do Nacional. A mostra será montada no saguão do hotel com as demais obras cedidas pela entidade por tempo indeterminado.

A exposição foi produzida pela empresa Kult Kast, com curadoria dos arquitetos Alexandre Ribeiro e Ricardo Niemeyer, presidente do Instituto Niemeyer. Entre todo o material, destacam-se 20 planos expositórios de iconografia e textos, assim como dez totens originais. A ideia é traçar uma retrospectiva dos conceitos e dos principais projetos desenvolvidos por Niemeyer em toda a sua carreira.

Meio século de história e arte

Recém-chegado ao portfólio da VOA Hotéis, o Hotel Nacional permaneceu por quase uma década e meia fechado. Em 2019, quando o WAM Group assumiu a gestão, o empreendimento voltou a ser uma das estrelas da hotelaria carioca. O prédio tombado em 1998 como patrimônio histórico e cultural da cidade é também um símbolo da arquitetura brasileira, carregando em suas paredes e corredores um passado de glamour.

Hoje, a propriedade segue como um item de luxo do setor, mas sem esquecer sua história de vanguarda de décadas atrás. Rico e obras de arte, uma de suas marcas registradas, O Nacional é decorado com o candelabro Pedro Corrêa de Araújo e o painel de Carybé, instalado no lobby e composto por 300 peças de concreto armado. Mas, sem dúvidas, a escultura “A Sereia”, de Alfredo Ceschiatti, é o grande destaque.

Em sua nova fase, o hotel promove rodas de samba à beira da piscina aos sábados. Os cariocas, turistas e frequentadores podem usufruir da estrutura do empreendimento como spa, day use, Espaço Kids e Centro de Convenções, com capacidade para receber até 800 pessoas em formato de auditório.

No seu 30º andar, o recém-inaugurado Restaurante The View, que há muito tempo faz sucesso em São Paulo, agora brilha também na Cidade Maravilhosa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Nacional