O mercado pet está em constante ascensão, movimenta bilhões e só não se aproveita desse potencial quem não quer. Mesmo antes da pandemia, cada vez mais pessoas tinham um companheiros de quatro patas na família. Diante disso, um número crescente de hotéis passou a adotar uma política pet friendly, colhendo bons resultados. É o caso da Hotéis Deville, que já vendeu milhares de pernoites para animais de estimação.

Levantamento do Instituto Pet Brasil coloca o Brasil entre os 10 maiores mercados da indústria pet do mundo. Segundo a pesquisa, estima-se que o setor tenha movimentado R$ 49,9 bilhões no ano passado. O segmento de pet food sozinho foi responsável por mais metade dessa receita, mas a atividade de serviços gerais (o que inclui hospedagem) respondeu por 9,3% desse faturamento (R$ 4,6 bilhões).

Um negócio bilionário que, dentro do mercado de hospitalidade, se traduz em maior demanda por parte do consumidor. Sim, porque a família não quer mais viajar deixando um membro importante para trás. Não à toa, em 2021, a terceira comodidade mais procurada no Airbnb foi por apartamentos pet friendly. Desde 2018 hospedando animais de estimação em seus quartos de hotéis, a Deville tem boas histórias para contar sobre esse assunto.

“Com a retomada das viagens em família, principalmente após a vacinação, tivemos um número bem expressivo de hospedagens pet”, afirma Marcos Paulo, gerente corporativo de Operações da Deville. “Em 2021, hospedaram-se na rede 25 gatos e 561 cachorros totalizando mais de 1,2 mil noites. E a tendência é que esse movimento pet friendly se intensifique ainda mais nos próximos anos”, complementa.

Pet Amigo Deville

Atualmente, todos os hotéis da rede paranaense aceitam cães e gatos com até 10 quilos (kg) e a partir de quatro meses de idade. Há, contudo, um limite de apenas um animal por apartamento. Além de potes de água e ração, as unidades oferecem tapete higiênico para cães, bandeja e areia sanitária para gatos e um kit higiênico, com sacolinhas para resíduos.

“Com relação às acomodações, após o check-out de uma família com animal de estimação, procuramos sempre realizar uma boa higienização, pois na sequência este apartamento poderá ser ocupado por alguém que não tenha pet. Sendo assim, precisamos deixá-lo livre de qualquer tipo de odor e não prejudicar a saúde de hóspedes que sofram de algum tipo de doença alérgica”, esclarece Rodrigo Delabheta, gerente geral do Hotel Deville Curitiba Batel.

(*) Crédito da foto: ArtTower/Pixabay