A flexibilidade do trabalho remoto gerado pela pandemia segue como tendência crescente, afetando diretamente o turismo. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Airbnb, a busca por comodidades como wi-fi e cozinha reforçam o desejo dos consumidores de conciliar viagens de negócios e lazer.

Segundo o levantamento da plataforma de aluguéis de temporada, 82% dos brasileiros desejam manter algum tipo de trabalho remoto no pós-pandemia. Neste cenário, a procura por serviços que facilitem a união entre trabalho e lazer. Outro estudo promovido pelo Expedia Group aponta que 56% dos turistas que trabalham de forma remota pretendem fazer uma viagem de bleisure em 2022.

Em todo o mundo, o Airbnb observou o aumento do tempo de estada — uma em cada cinco noites reservadas durante o quarto trimestre do ano passado foi para períodos de um mês ou mais.

No Brasil, o Airbnb percebe, ainda, que desde maio de 2020 houve aumento da procura por casas de campo e em cidades menores de praia, a até 500 quilômetros (km) dos centros urbanos. Indo de encontro com as tendências, políticas pet friendly também se destacam: no ano passado, a plataforma hospedou 450 mil animais domésticos em dois meses após a inclusão do recurso.

Comodidades em alta

Para entender quais as exigências mais buscadas em sua plataforma, o Airbnb elencou as comodidades mais procuradas em 2021:

1. Wi-Fi
2. Cozinha
3. Pet-friendly
4. Máquina de Lavar
5. Piscina
6. Ar-condicionado
7. Estacionamento gratuito
8. Secadora
9. Aquecimento Central
10. TV a cabo

(*) Crédito da foto: ManuelaJaeger/Pixabay