A Hilton construiu o maior pipeline de hotéis de sua história, e seu principal executivo atribui esse feito ao poder das marcas do grupo. Christopher J. Nassetta, presidente e CEO, afirmou em uma entrevista ao Skift que um em cada cinco empreendimentos em desenvolvimento em todo o mundo está prestes a carregar bandeiras da rede. Se todos essas propriedades se concretizarem, a companhia expandirá sua participação no mercado global.

Nassetta atribuiu esse potencial aumento de participação às marcas do grupo, as quais ele disse terem conquistado reputação entre os proprietários por gerar altos retornos. O programa de fidelidade da empresa é parte desse feito, segundo o executivo. Isso porque a Hilton mais que dobrou o número de membros nos últimos cinco anos. Quanto maior o programa, menores os custos de aquisição de clientes para os proprietários.

O CEO da empresa também discutiu o esforço da Hilton para reduzir as emissões de carbono em propriedades franqueadas, não apenas no escritório corporativo. Embora tenha observado que sua empresa progrediu na redução de emissões em todo o seu portfólio, ele disse que a rede está se apoiando em incentivos e compartilhamento de dados para incentivar novas reduções de energia pelos franqueados.

Pipeline recorde

O pipeline de desenvolvimento da Hilton era de 462,4 mil quartos até o final do ano passado, aumento de 11% em relação ao ano anterior, com algumas das marcas desfrutando de ganhos de participação consideráveis no crescimento do portfólio. “É verdade que 2023 foi um ano recorde para a Hilton, com resultados fortes de linha superior e inferior e crescimento recorde de nosso pipeline de desenvolvimento. Estou muito orgulhoso de nossas equipes por alcançarem um ano recorde de assinaturas, o que nos permitiu encerrar o ano com o maior pipeline de nossa história”, diz Nassetta.

Hilton - CEO

Nassetta comenta sobre expansão do portfólio da rede

Segundo ele, no quarto trimestre de 2023, a rede abriu mais quartos novos do que em qualquer outro trimestre da história da empresa. O executivo reforça que esses são marcos significativos que mostram o bom momento do negócio. “A verdade é que a indústria permanece altamente fragmentada globalmente, com grandes marcas representando uma fração do mercado global de hotéis. Há muitas oportunidades pela frente para aumentar a escala global, e estamos orgulhosos de liderar a indústria com um em cada cinco quartos de hotel em construção globalmente prestes a ostentar uma bandeira Hilton”, comenta.

O CEO acrescenta que, enquanto existem megatendências por trás da expansão da indústria hoteleira, na Hilton o foco é total nas marcas, pois são elas que colaboram para o crescimento total do portfólio. Em 2023, foram lançadas duas bandeiras que chegam ao mercado com o objetivo de manter o ritmo de crescimento. “Com o LivSmart Suites by Hilton, nos conectamos aos guerreiros da estrada que nunca pararam de viajar durante a pandemia e que precisam de acomodações de qualidade, estilo apartamento, por 20 noites ou mais. E com o Spark by Hilton, estamos oferecendo uma opção de economia premium que oferece qualidade e consistência a um preço mais baixo”, analisa.

O programa de fidelidade da Hilton viu sua base de membros aumentar cerca de 110% nos últimos cinco anos, superando concorrentes de tamanho semelhante, como Marriott (60%), Wyndham (78%), IHG e Accor (menos de 50%). “Eu costumo dizer que você teria que ser louco para não ser um membro do Hilton Honors, e parece que o público viajante concorda! No final do dia, temos um portfólio incrível de marcas em destinos procurados ao redor do mundo, e como membro, o valor é inegável”, explica Nassetta.

Segundo ele, a empresa tem várias parcerias que oferecem aos membros novas experiência. Por exemplo, recentemente a Hilton anunciou que está lançando uma parceria exclusiva com a Small Luxury Hotels of the World, visando elevar ainda mais a jornada do cliente. “Esperamos que esta parceria expanda dramaticamente nossa distribuição de luxo ao longo dos próximos anos, com uma forte orientação para locais de resort. Adicionar este portfólio extraordinário às nossas ofertas de luxo fortes e crescentes irá fortalecer nosso já poderoso efeito de rede e dar aos nossos membros Honors ainda mais oportunidades de ganhar e resgatar pontos com a Hilton”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hilton