O fim do projeto com a Swan Hotéis, intermediado pela Bonadona Hotel Consulting, levou Gustavo Syllos de volta ao setor de short-term rental. O executivo — que já havia atuado no segmento como diretor de Marketing da B.Homy — assume o posto de COO e head de Operação, Distribuição e Transformação Digital da Apê Smart Studios.

“Finalizei o projeto de consultoria no Swan Generation, em Porto Alegre. Minha missão de estruturação do hotel mix use era criar unidades de negócio, com plataformas de distribuição e comercialização. Foram seis meses de trabalho e encerro minha participação feliz com o resultado”, comenta Syllos em entrevista ao Hotelier News.

Após colocar o empreendimento gaúcho na vanguarda da hotelaria disruptiva, o executivo deixou a operação em janeiro deste ano. “Foi uma ótima experiência atuar ao lado da Gabriela Schwan e sua equipe antenada. Com o fim do contrato, fui convidado pela Apê Smart Studios, que administra apartamentos no modelo de short-term rental”, conta.

A startup, que iniciou suas operações em 2021, chega ao mercado com conceito low cost. Com unidades na região central de São Paulo, a Apê Smart Studios administra apartamentos na Rua Augusta, Rua Bela Cintra e Rua Major Diogo.

“São investidores na faixa dos 30 anos e com perfil dinâmico. Já são três unidades abertas com previsão de inauguração de mais uma ainda este mês, próximo ao metrô Paulista, com 70 UHs. Até o fim de 2023, a empresa prevê outros três prédios, totalizando quase 1,6 mil apartamentos na capital paulista”, revela Syllos.

Com operações pautadas em sustentabilidade, a proposta da startup é dar um novo uso a prédios corporativos desativados ou sem retorno financeiro. “Realizamos a transformação total com nossa equipe de design e arquitetura para transformar o edifício em residencial e disponibilizamos para aluguel de temporada”.

Demanda aquecida

E o objetivo de democratizar o short-term rental da Apê Smart Studios parece estar dando certo. Com diárias na casa dos R$ 200, a ocupação das unidades chegou a 95% durante o período de Carnaval. E mesmo com o fim das festividades, Syllos afirma que a demanda não recuou. “Não caímos em ritmo e isso demonstra o potencial do modelo não apenas em temporada. Temos um perfil variado de clientes, como viajantes a trabalho, em tratamento médico, em fase de mudança de imóvel e em visitas de família”, explica o executivo.

Para Gustavo Syllos, a startup dá a oportunidade de uma parcela de consumidores se hospedarem em regiões nobres da cidade, além de movimentar o comércio local. “Estamos sempre buscando trazer serviços de moradia em regiões de alta demanda. Por ser um negócio orientado para baixo custo, otimizamos a montagem e estruturação para que a necessidade de manutenção seja mínima”.

As unidades da Apê Smart Studio não oferecem serviços de A&B (Alimentos & Bebidas) e a empresa atua com check-in 100% pré-pago. Os apartamentos são equipados com cama, mini cozinha e banheiro.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal