Recentemente, Google e Embratur anunciaram uma nova parceria, durante o evento Google for Brasil, realizado em São Paulo. A iniciativa prevê a capacitação de empreendedores do setor para identificar tendências do mercado usando ferramentas do buscador, visando impulsionar os negócios de pequenas e médias empresas do segmento.

Com a iniciativa, especialistas do Google irão ministrar treinamentos para capacitar as PMEs do setor de turismo a expandir seus negócios por meio da internet, com foco em empresas que atuam com atrações locais, como parques aquáticos, museus e passeios. As empresas são orientadas a gerenciar sua presença digital e monitorar tendências de pesquisa de viagens com base em dados do Google.

Os cursos também irão ensinar como manter atualizadas as informações no perfil da empresa, incluindo fotos, horário de funcionamento, contato e preço de ingressos e serviços, aponta o portal Google Discovery.

A iniciativa

O Google, que tem investido cada vez mais em ferramentas destinadas ao turismo, irá apoiar a Embratur na promoção de destinos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts, começando por Rio de Janeiro e Florianópolis. A parceria envolve o compartilhamento de boas práticas para a produção de vídeos curtos desses destinos, visando promover cada vez mais as cidades e atrações turísticas do Brasil no exterior.

O acordo entre as empresas ajuda a alavancar o turismo brasileiro, que é o 11º maior mercado no mundo e corresponde a 7,8% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o Ministério do Turismo. Essa parceria também faz parte das diversas iniciativas da Embratur, que recentemente uniu forças com a BLTA (Brazil Luxury Travel Association) para promover os destinos de luxo do Brasil.

(*) Crédito foto: leogaleno/Pixabay