No final da tarde de ontem (14), dirigentes da BLTA (Brazil Luxury Travel Association) e da Embratur se reuniram em Brasília para firmar um inédito acordo de cooperação na promoção do Brasil como destino competitivo e qualificado no mercado global. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca que a parceria é estratégica para o setor.

“Esse acordo vai nos ajudar a gerar desenvolvimento econômico e social em diversas comunidades do nosso país. O Brasil possui grande diversidade de atrativos altamente competitivos para este perfil de viajante mais experiente, que busca vivenciar experiências autênticas, tem um ticket médio alto e está preocupado em deixar um impacto positivo de seu consumo nas comunidades que visita”, diz o presidente da Embratur.

Além de Freixo, a cerimônia contou com as presenças de Roberto Klabin e Simone Scorsato (presidente e CEO da BLTA, respectivamente) e, pela Embratur, Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade; Monica Samia, gerente de Experiências e Competitividade Internacional; e Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais.

O acordo

Quanto à cooperação estabelecida, Simone afirma que, por meio desse trabalho que se inicia entre as duas instituições, a imagem do país será levada para o exterior como destino de alta qualidade no mercado global. “A importância dessa parceria reveste-se de relevância ainda maior, pois a Embratur, neste momento, retoma seu trabalho sério de divulgação do Brasil no exterior como agência de promoção internacional, contando com uma equipe técnica extremamente preparada”, salienta.

Reforçando a fala de Simone, Klabin afirma que a união de forças entre as duas instituições ocorre no sentido de a BLTA se somar à promoção do país no mercado internacional de forma muito assertiva. “Nesse sentido, nossa postura contempla valorizar, sobretudo, um dos nossos maiores patrimônios: uma natureza exuberante e única encontrada em nossos diferentes ecossistemas, que são fortes atrativos para os visitantes estrangeiros”, reforça.

Iniciativas

O acordo prevê ações conjuntas e compartilhadas no mercado de luxo, como participação em algumas das principais feiras do setor em 2024, como a ILTM Cannes, roadshows e outras iniciativas oportunas dentro de um calendário focado nesse nicho de viajantes. “Queremos ampliar não só o número de turistas, mas também a qualidade desses visitantes que viajam para o Brasil”, diz Simone.

Na véspera da assinatura do acordo, a CEO da BLTA esteve em um workshop com uma equipe de técnicos da Embratur. Durante o encontro, Simone enfatizou que o segmento de luxo na indústria do turismo é conhecido como uma ferramenta de promoção de destinos consolidados e que alavanca outros nichos porque trabalha com excelência e qualidade de serviços e produtos. “Outra característica desse mercado de luxo é que os atributos vão além do dinheiro, pois tem como premissa valorizar a originalidade, autenticidade, sustentabilidade e as tradições culturais locais”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/BLTA