O Expo Center Norte São Paulo foi, mais uma vez, palco da WTM-LA. A feira, que chega à sua 11ª edição, foi aberta oficialmente na manhã de hoje (15). Com o tema The future is open. Be the change, o evento deu as boas-vindas aos convidados, expositores e parceiros com a presença de autoridades do turismo.

“É uma alegria ver a casa cheia. As ações aqui debatidas terão reflexo em nossa indústria. Nosso tema, inspirado na mudança, foi entoado como um mantra por nossa equipe. E a prova disso é a presença de Luciane Leite, Simon Mayle, Lawrence Reinisch, entre outros que estiveram antes”, comentou Bianca Pizzolito, diretora da WTM-LA.

Outro nome de peso do evento foi Kerry Prince, da Reed Exhibitions UK. A executiva destacou a importância da longevidade da feira. “É com grande prazer e entusiasmo que recebemos vocês na 11ª edição. Nos próximos três dias, vamos apresentar soluções, tecnologias que moldarão o futuro da indústria do turismo”.

O escritor Daniel Munduruku foi o responsável pela keynote de abertura este ano, trazendo a importância dos povos originários para o passado, presente e futuro do nosso país. “Na tradição Munduruku, quem chega é que tem que saudar e desejar que o encontro seja bom. E um encontro bom é aquele em que saímos melhores, nos tornamos pessoas melhores”, disse.

Uma das novidades desta edição é a Rota da Diversidade, que busca incentivar iniciativas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.

Daniel Mundukuru

Munduruku trouxe reflexões sobre passado e futuro

Perse e o turismo

Presentes na abertura, Marcelo Freixo, presidente da Embratur; e Ana Carla Lopes, ministra do Turismo substituta, representando Celso Sabino, falaram sobre a importância do evento para o turismo brasileiro, além de adiantarem os processos de luta para a manutenção do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos).

“Nosso setor foi um dos mais afetados pela pandemia e estamos cobrando o Congresso para manter vivo esse segmento que representa uma importante arrecadação na economia. O turismo tem grande potencial de crescimento e capacidade de atração de investimentos”, disse Ana Carla.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News