Atuando como diretora executiva da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) desde 2014, Simone Scorsato esteve presente em quatro gestões distintas da associação. No período, participou do desenvolvimento de novas diretrizes e estratégias para a entidade, além de ter estreitado o diálogo entre diretores e associados.

Sua trajetória no turismo começou há mais de 25 anos. Ao longo da carreira, atuou na área de ecoturismo, trabalhando ainda no desenvolvimento de políticas públicas para diversos segmentos dentro do setor, como Sol e Mar, Turismo Criativo, Turismo Solidário e Turismo de Luxo.

Iniciou sua carreira com docente em cursos de graduação em Turismo e atuou como consultora em diversos projetos no Brasil. Agora, em meio à pandemia, uniu-se às demais entidades na criação do G-8, tendo participação efetiva no grupo. Em paralelo, coordenou o movimento Hospitalidade Segura e o Guia do Viajante Responsável.

Nas horas vagas gosta de andar de bicicleta e se conectar com a natureza, além de se movimentar, pois se diz muito inquieta. Como forma de terapia, encontrou na cerâmica uma segunda paixão, visto que o cinema ocupa lugar de destaque entre seus hobbies e interesses preferidos.

Três perguntas para: Simone Scorsato 

Hotelier News: A BLTA tem um enfoque muito grande no turista internacional. Com a crise e o fechamento das fronteiras, como a associação se adaptou ao momento?

Simone Scorsato: A BLTA esteve ao lado dos seus associados desde o início da pandemia, dando suporte em relação às medidas do governo para sobrevivência das empresas. Tivemos um trabalho fundamental no debate e elaboração dos protocolos sanitários. Enquanto os hotéis estavam fechados, realizamos, por minha coordenação, uma série de webinars sobre os protocolos, um movimento que foi chamado de Hospitalidade Segura. Paralelo a isso, criamos um série de pesquisas com os membros para saber quais eram as necessidades, dúvidas e demandas durante toda pandemia. Essa série de pesquisas internas foi chamada de “Caminhos para enfrentar a Covid19”.

HN: No início da pandemia, a BLTA utilizou o momento de inatividade dos hotéis para desenvolver ações para promover o turismo nacional. Em que fase a associação está agora e quais os próximos planos para retomada? 

SS: Estamos trabalhando nesse momento com foco no segmento doméstico. Realizamos o BLTA Fórum 2020, que vai até 11 de novembro, para fortalecer o mercado interno e apresentar nossos produtos para o trade, entidades e demais parceiros do turismo. Na área Internacional, vamos atuar em 2021 observando sempre o momento global da indústria de viagens.

HN: Qual a perspectiva para 2021? O que deve ser repensando em termos de planejamento em função da pandemia? 

SS: Vamos pensar na execução de um evento para a América Latina no primeiro semestre de 2021. É muito importante para qualquer planejamento identificarmos a situação global do turismo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/BLTA