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Nos últimos tempos, o mercado de turismo tem sido assombrado por uma grande questão: o aumento das passagens aéreas. Somente em 2023, os bilhetes subiram 47,24%, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nos primeiros meses deste ano o cenário apresentou uma melhora, mas o acumulado nos últimos 12 meses até março ainda é de uma alta de 18,65%.

Essa alta nos preços das passagens aéreas impacta todo o mercado de turismo, sobretudo o setor hoteleiro. Se os valores não estão atrativos, como conquistar hóspedes e manter bons níveis de ocupação? Sem dúvidas, o momento pede muita resiliência e, na mesma medida, estratégia e criatividade para adotar medidas que podem fazer a diferença, e garantir a sustentabilidade e competitividade do negócio.

Uma boa estratégia para os hoteleiros é investir em promoções. Se o hóspede já está pagando um alto valor nas passagens aéreas, uma redução no custo da hospedagem pode ser um incentivo para ele fechar a estada. E aqui existem vários caminhos: parcelamento em mais vezes, descontos durante dias úteis, programas de cashback e fidelidade e até mesmo hospedagem gratuita ou com tarifa reduzida para crianças de até certa idade.

“Um grande aliado para escolher a estratégia que melhor se encaixa na realidade de cada negócio é o uso inteligente dos dados. Por meio de tecnologia é possível, por exemplo, estudar a margem de descontos economicamente viável, obter um panorama da projeção de ocupação do hotel, estudar o perfil e comportamento dos hóspedes para oferecer benefícios atrativos e personalizados, e por aí vai”, avalia Claudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS.

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Cordeiro destaca o uso de dados na estratégia

Diversificando receita

Outra oportunidade interessante para os hotéis diversificarem sua receita neste contexto mais desafiador é investir em eventos. Muitos empreendimentos possuem grandes espaços, como salas de conferência, auditórios e espaços de convivência disponíveis, por que não fomentar e investir nesse nicho?

“Além das tradicionais reuniões corporativas, outros eventos como casamentos, aniversários, eventos educacionais, também podem ser ótimas oportunidades de diversificar a fonte de renda. E, claro, a hospedagem vinculada ao evento, além de trazer conveniência para os participantes, também garante a ocupação hoteleira”, continua Cordeiro.

E se a tarefa de atrair o viajante está mais difícil, é fundamental contar com uma estratégia robusta de marketing digital, o que envolve desde uma boa plataforma de CRM, até ferramentas de automação de marketing, inbound marketing, e criação de campanhas e anúncios. Realizar ações com influenciadores digitais também é uma estratégia que tem ganhado força, uma vez que eles possuem uma audiência relevante e qualificada, aumentando o alcance do hotel nas redes sociais.

“Além desses tópicos, não poderia deixar de mencionar a importância do uso da tecnologia para gestão, que traz benefícios como otimização da operação, redução de custos e gestão da receita, aspectos cruciais em tempos mais complexos. Quando falo em gestão, me refiro desde o uso de um ERP vocacionado que auxilie a gestão administrativa, fiscal e contábil, até gestores de canais e sistemas de distribuição. Estas ferramentas permitem uma visão mais completa do negócio, facilitando a análise de cenário e a tomada de decisão”, acrescenta o executivo.

O setor de turismo vive um momento desafiador, por isso é importante que os gestores hoteleiros busquem alternativas para se adaptar ao contexto do mercado. As viagens aéreas são elemento fundamental no setor e, por isso, vale a pena dedicar uma atenção especial para alternativas que ajudem o seu hotel a passar por esse período.

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS