Recentemente, o Google revelou uma série de atualizações e novos recursos para seus produtos durante uma conferência de desenvolvedores. Entre as novidades, uma que pode ter amplas implicações no setor de viagens, que vem ganhando cada vez mais atenção da empresa, é o filtro Perspectivas, que deverá ser lançado nas próximas semanas com o intuito de aprimorar as funcionalidades de pesquisa, aponta o Phocuswire.

De acordo com um porta-voz da empresa, os usuários verão o filtro com destaque na parte superior da página de resultados de pesquisa, incluindo aquelas relacionadas a viagens. Assim, eles poderão “se beneficiar da experiência de outras pessoas”, destaca o Google.

Ao tocar no filtro, os usuários serão impactados por postagens de blogs, tópicos de perguntas e respostas, imagens e vídeos de redes como TikTok, Instagram, YouTube, Reddit, Quora e Twitter, adicionando visibilidade ao conteúdo de influenciadores e comentários de viajantes.

Além disso, o buscador mostrará detalhes sobre os criadores de conteúdo, como nome, foto do perfil e informações sobre a popularidade dos posts. O filtro chega em um momento em que o TikTok se tornou uma opção em ascensão de busca, principalmente entre as gerações mais novas. No último verão, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, pontuou que os estudos da empresa apontam que 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, por exemplo, não vão ao Maps ou à pesquisa. Eles acessam o TikTok ou Instagram.

Atualizações

Ao que parece, essa versão do Perspectivas é um ajuste no conceito que o Google anunciou pela primeira vez em março. No período, a empresa o descreveu como uma maneira de ajudar os usuários a entender melhor as notícias, fornecendo insights de vários jornalistas, especialistas e outras vozes relevantes. Em outras atualizações notáveis, o gigante de buscas está usando inteligência artificial de novas maneiras na pesquisa e no Maps.

Para a pesquisa, a companhia diz que a IA generativa agora fará o trabalho pesado para os consumidores, compilando uma resposta abrangente às consultas, que podem incluir uma resposta gerada pela ferramenta, bem como links relevantes e sugestões de próximas etapas, além de perguntas de acompanhamento.

Quando os usuários tocam em uma próxima etapa, a pesquisa os leva a um novo modo de conversação, com contexto transferido de pergunta para pergunta. Já no Maps, a atualização está sendo trabalhada para garantir experiências mais imersivas. Usando visão computacional, IA e imagens aéreas, o Immersive View para rotas agora pode visualizar cada etapa de uma jornada, seja para dirigir, caminhar ou andar de bicicleta. A novidade será lançada nos próximos meses em 15 cidades, incluindo Nova York, Paris, Tóquio, Londres e Berlim.

(*) Crédito da capa: PhotoMIX-Company/Pixabay