Mesmo com os desafios pautados pela Inteligência Artificial batendo à sua porta, a receita de publicidade, pesquisa e outras receitas do Google cresceu 2% no primeiro trimestre no comparativo anual. E grande parte desse crescimento deve ser creditado ao segmento de viagens, segundo o Skift.

Funcionários da Alphabet não mencionaram ChatGPT, Bing ou Microsoft durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da empresa. Mas, como os bardos modernos, eles fizeram uma defesa de suas habilidades para enfrentar as atualizações no campo da IA.

“No Google Advertising, Search and Other, as receitas cresceram 2% em relação ao ano anterior, refletindo um aumento nas verticais de viagens e varejo, parcialmente compensadas por um declínio nas finanças”, disse Philipp Schindler, diretor de Operações da Alphabet a analistas financeiros na terça-feira, enquanto o Google controladora divulgou seus resultados financeiros do primeiro trimestre.

Isso reverteu uma queda de receita de 1,6% nessas categorias no quarto trimestre, encerrado em 31 de dezembro.
Schindler disse que, excluindo os ventos contrários do câmbio, as tendências de receita para publicidade em buscas foram realmente semelhantes no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior.

“Eu diria que talvez de forma mais ampla, o que vimos reflete o que está sendo relatado em outros lugares e, nas manchetes, muitas empresas estão muito focadas na lucratividade de curto prazo em meio a essa incerteza e também a alguns recuos nos orçamentos”, disse Schindler.

Ferramenta de publicidade

Na terça-feira, o Google divulgou uma ferramenta de publicidade hoteleira, a Performance Max, que permite que os hotéis criem anúncios digitais em vários formatos para alcançar os viajantes em seis de seus canais de divulgação, ou seja, YouTube, Display, Search, Discover, Gmail e Maps, como sendo particularmente eficaz.

As agências de viagens online, que costumam ter mais recursos de marketing, podem preferir criar campanhas específicas de canal, mas o desempenho máximo para hotéis simplifica o processo criativo multicanal.

O Carita Hotels Group na Indonésia teve um aumento de receita de 32% e um aumento de 26% nas reservas diretas depois de usar a ferramenta Performance Max por um mês, disse Schindler. “Há mais por vir aqui, à medida que adicionamos ainda mais recursos de IA. Fique ligado para saber mais no Google Marketing Live em maio”, acrescentou o executivo.

Atrair reservas diretas, em vez de depender de agências de viagens online com suas comissões relativamente altas, costuma ser um objetivo importante para as empresas de hospitalidade. Uma parte substancial da chamada com analistas girou em torno do lançamento do chatbot de IA generativa do Google, o Bard, e o foco da empresa em desenvolvimentos futuros.

Sobrecarregada com restrições e custos de rescisão vinculados a demissões vários meses atrás, a Alphabet viu seu lucro líquido cair 8,4% ano a ano, para US$ 15,05 bilhões. A receita total aumentou 2,6% para US$ 69,78 bilhões na mesma base comparativa.

(*) Crédito da capa: reprodução da internet