Na primeira edição do Aviva Day, realizada hoje (14) no Restaurante Cabruca, em São Paulo, executivos da empresa divulgaram os resultados financeiros de 2023 e anunciaram um forte ciclo de investimento até 2028. Falando dos números do ano passado, Alessandro Cunha, CEO da Aviva, pontuou que a companhia teve o melhor ano de sua história, com receita de R$ 1,2 bilhão, alta de 23% frente a 2022.

Na comparação com 2019, ano pré-pandemia, o incremento foi ainda mais significativo, de 39%. E, em 2024, os resultados seguem a curva ascendente. “Neste ano, tivemos o melhor primeiro trimestre da nossa história, com R$ 370 milhões em vendas. Para o primeiro semestre, miramos faturamento de R$ 596 milhões. E é uma projeção fácil de fazer, porque os clientes já estão reservados e conseguimos mensurar quanto teremos de receita”, disse Cunha.

Para 2024, a Aviva mira R$ 1,3 bilhão em faturamento, crescimento de 7,3% na comparação com 2023. Em seguida, o CEO pontuou que o ciclo de investimentos desenhado para os próximos anos contempla injeção de R$ 1,2 bilhão em reformas nos produtos hoteleiros e de entretenimento da plataforma.

Costa do Sauípe

Aviva - Alessandro

Cunha detalhou investimentos futuros da empresa

Durante sua fala, Cunha explicou que a cifra total será dividida entre os diversos produtos da empresa. “Na Costa do Sauípe, a estratégia é concentrada, principalmente, na renovação e reposicionamento do produto hoteleiro no mercado. Iremos direcionar R$ 420 milhões para a parte hoteleira e, a partir dessa renovação, teremos duas categorias de empreendimentos: dois Grand Premium (Brisa e Sol), e dois na categoria Resorts (Mar e Terra)”, disse o executivo.

Na apresentação, o CEO da Aviva falou de duas novidades importantes para o destino baiano. A primeira é a construção do Hot Park Baía das Tartarugas. A companhia prevê que as obras devem ser iniciadas em agosto deste ano, com expectativa de finalização em 2027. O empreendimento será temático, contando a história da tartaruga Marina, visando estabelecer maior conexão com a natureza a estimular a consciência ambiental.

A outra novidade anunciada é um produto high end timeshare, com objetivo de oferecer uma experiência de residência em apartamentos de 24 a 100 metros quadrados (m²). “É um hotel que já existe em Sauípe e estamos fazendo a conversão. São 208 apartamentos, em um empreendimento com VGV (Valor Geral de Venda) de R$ 800 milhões e capacidade de gerar 2,1 mil empregos diretos e indiretos”, comentou Cunha.

Rio Quente

O destino goiano também está no radar de investimentos da Aviva. “No Hot Park, temos trabalhado bastante para trazer novas experiências. No ano passado, adicionamos algumas atrações e trouxemos dois restaurantes e, nesse ciclo de investimentos, estamos investindo R$ 60 milhões em tematização”, destacou o CEO da empresa.

“Também teremos reformas no Parque das Fontes e nos hotéis Pousada e Turismo. No Pousada, as obras já estão em andamento, por etapas, e teremos 100% de renovação até 2027. Já no Turismo, iremos iniciar as obras em 2025. Totalizando todos os investimentos em melhorias, a cifra chega a R$ 360 milhões”, afirmou.

Além disso, Cunha falou sobre o InCasa Residence Club, produto destinado aos membros do clube de férias. O empreendimento, com 20 casas, VGV de R$ 600 milhões e ticket médio de R$ 600 mil, deve ser entregue no ano que vem e é uma das prioridades do ciclo de investimentos.

Estratégias

Durante o Aviva Day, Claudia Woods, presidente do Conselho de administração da empresa, destacou que a eleição do novo conselho tem como objetivo trazer o cliente para o centro da estratégia da Aviva. “É uma relação bastante profunda, que queremos justamente intensificar com essas novidades”, afirmou.

Complementando o raciocínio, Paulo Schneider, diretor de Operações da companhia, ressaltou que, quando um produto hoteleiro passa por renovações, acaba demandando a inserção de novas tecnologias, e que a Aviva também tem trabalhado neste sentido.

Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas, endossou que, com as mudanças anunciadas pela Aviva, a estratégia de marketing precisou ser revista e hoje tem como foco central a categorização dos empreendimentos. “A fidelização companha todo esse movimento de crescimento dos produtos. Passamos a ser a primeira empresa de parques a ter a mesma marca em dois destinos”, analisou.

“Na nossa estratégia, a hospitalidade aparece como parte fundamental da experiência. Além disso, também estamos trabalhando o ESG (Environmental, Social and Governance) em nossos destinos. Por isso, teremos no meio do ano a estreia do canal da Turminha da Zoeira no YouTube. É uma estratégia para conscientizar o público, principalmente o infantil, sobre a importância da preservação ambiental e dos recursos naturais”, finalizou Cândido.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News