Novos momentos de mercado pedem soluções diferentes para lidar com velhos problemas. Desde 2019, a Escola para Resultados atua no setor hoteleiro com a missão de compartilhar conhecimento de quem faz para quem faz. Com as mudanças oriundas da pandemia, a instituição identificou dores latentes dos empreendimentos, com o intuito de entregar alternativas que estejam alinhadas com a realidade pós-crise.

Nos últimos dois anos, a hotelaria viveu um esvaziamento de profissionais, o que expôs um problema que assola hotéis de todas as categorias. A falta de mão de obra qualificada vem tirando o sono dos gestores, ao mesmo tempo em que as demandas continuam a crescer com o reaquecimento do setor.

Em entrevista ao Hotelier News, Jeferson Munhoz, sócio da Escola para Resultados, explica que a instituição chega a uma nova fase. O executivo afirma que a proposta daqui em diante é trabalhar focado em problemas do segmento, mirando três pilares principais: capacitação de multiplicadores, atendimento e serviços. “Vivemos um momento em que não temos mão de obra suficiente. Como operador hoteleiro, percebi que estamos todos no mesmo trilho: mercado aquecido, ocupação alta e equipe enxuta”, avalia.

Munhoz pontua que os hotéis não conseguem contratar e, quando o fazem, os profissionais são muito crus. “São pessoas que demandam certo aprimoramento para entregar. Observando esse cenário, a partir do final de 2022 e início de 2023, a Escola para Resultados buscará ser referência em treinamentos de determinadas áreas”.

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Munhoz: treinamentos são sob demanda

In company customizado

Os chamados cursos in company já fazem parte do portfólio da Escola há alguns anos. Até o momento, cerca de 15 empresas foram treinadas, como o Clud Med, por exemplo. A rede francesa de resorts recebe capacitação da instituição cerca de três vezes ao ano, para avaliações, análises e atualizações dos conhecimentos repassados.

Com treinamentos sob demanda, o in company abre uma nova frente, com o objetivo de capacitar novos multiplicadores de conhecimento. “Muitas vezes, o hotel não possui recursos suficientes para treinar todas as equipes e áreas, mas conta com alguns talentos. Nossa proposta é fornecer formação para que esses profissionais sejam multiplicadores para seus times”, continua Munhoz.

Por exemplo, um garçom com boa performance, empatia e eficiência pode ser um multiplicador para seus colegas. Além de capacitar, o in company também busca desmistificar a ideia de que apenas lideranças podem repassar tais conhecimentos. “Vamos construir o treinamento de forma didática, sobre como se apresentar, desenvolver manuais de procedimentos, supervisão e acompanhamento”, salienta o executivo.

Todo o direcionamento do treinamento será criado a partir de um briefing desenvolvido com o cliente. “Identificamos suas necessidades e aplicamos a capacitação in loco. Cada in company varia de acordo com a maturidade da equipe, demandas de público do hotel entre outras particularidades”, pontua Munhoz.

Além de formar multiplicadores, a Escola para Resultados também atuará em outras duas frentes: gastronomia e hospedagem. Olhando para a entrega de serviços, o in company pode ser dedicado ao atendimento em bares e restaurantes, recepção, reservas, governança, entre outros departamentos operacionais.

“Vamos ensinar como atender um telefone, a desenvolver um script de trabalho, quais os pontos de atenção de cada função, etc. Tudo com base em experiências e profissionais das áreas em questão. Também vamos construir manuais e programas operacionais a serem seguidos”, ressalta o executivo.

Vale lembrar que os demais treinamentos in company, bem como os cursos individuais seguirão no portfólio da Escola para Resultados. Para saber mais, acesse o link.

(*) Crédito da capa: Rodrigo_SalomonHC/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Escola para Resultados