Provocar o mercado para um olhar mais inovador segue como um dos principais pilares da Letsbook — que novamente marca presença na Equipotel. Na 60ª edição da feira, aberta na tarde de hoje (19), a plataforma de e-commerce hoteleiro aposta no tripé composto por experiências personalizadas, fidelidade e navegação reconhecida.

A empresa, que recentemente abriu um espaço de vendas exclusivo para experiências de seus clientes, inverteu a lógica de jornada de compra em uma jogada ousada, mas coerente com as mudanças de comportamento de consumo pós-pandemia.

Para Ana Carolina Fusquine, os hotéis precisam subir um degrau em maturidade digital para abocanhar novas fontes de receita, colocando as experiências no topo dessa equação. “Principalmente no lazer, temos batido nessa tecla de não vender apenas quarto, mas também experiências no destino. É uma tendência que foi acelerada pela pandemia e um passo adiante para empreendimentos que já conquistaram seu espaço em vendas diretas”.

O Lets Experiências é a materialização da visão da Letsbook para elevar margens de forma personalizada para a estratégia de cada hotel, mas também considerando o perfil de hóspede. “Agregando esse formato à nossa plataforma, os hotéis podem criar seu ambiente de e-commerce de experiências de maneira prioritária para, em seguida, comercializar a hospedagem. É uma inversão de lógica possível para nós. Quem surfar nessa onda primeiro vai enxergar melhor o cenário que vem depois”, acrescenta a vice-presidente da empresa.

Andando lado a lado com as experiências, a personalização deságua na fidelização – outro pilar da Letsbook. Sabendo que reconhecer o hóspede é sinal de fidelidade, a plataforma incentiva a oferta de benefícios para além do preço. “Muitos clientes não estão interessados em desconto, mas em outros tipos de oferta que o hotel pode proporcionar. Queremos colocar as propriedades como protagonistas dos negócios, antecipando tendências que já não fazem mais parte do futuro, mas do presente”, pontua Douglas Silva, head Comercial da Letsbook.

O próximo passo

Olhando para o futuro, a Letsbook dá um passo à frente, com planos de desenvolvimento de soluções de navegação reconhecida como uma poderosa ferramenta de experiência personalizada e sem fricção.

“Imagine entrar no site de um hotel e se deparar com todos os tipos de contato que você já teve com aquele ambiente, de forma que a página reconheça que você entrou, entregando ofertas que façam sentido para o seu perfil. A navegação reconhecida permite que os hotéis vendam experiências personalizadas de acordo com as preferências do cliente de maneira estruturada, promovendo incentivos de compra condizentes com navegações anteriores”, explica Ana Carolina.

A plataforma reconhece o usuário por chaves, como o email, combinados com cookies. “Identificamos o cliente por alguns processos, como aparelho pelo qual ele fez o acesso, mas tudo dentro das normas da LGDP para desenvolver um ambiente de jornada. Esse é o próximo passo em desenvolvimento”, complementa o executivo.

Para que a navegação reconhecida seja uma realidade, a Letsbook precisa enorgar sua base de dados fornecidos pelos hotéis, como ofertas de experiências dentro de seu portfólio. “Caso contrário, os hóspedes não compram e saberemos apenas suas preferências de quarto. A aplicabilidade da tecnologia depende disso”, enfatiza Pires.

Neste cenário, a LeticIA, assistente virtual desenvolvida pela Letsbook, também entra com um papel estratégico. A IA (Inteligência Artificial) está em fase de aprendizado, ou seja, coletando seus próprios dados para entregar respostas mais assertivas aos clientes. “Começamos de forma simples, mas a LeticIA está presente em nosso ecossistema, aprendendo com os hotéis para atingir outras atuações”, avalia a vice-presidente.

Pires salienta que a IA representa a evolução da Letsbook no ambiente administrativo dos hotéis, como um complemento para a experiência do cliente final. “A LeticIA é o entendimento desse processo para mapear a interação do hoteleiro com a tecnologia, facilitando também a experiência dos empreendimentos”.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News