O feriadão de 7 de setembro (Dia da Independência) se aproxima. E, assim como os demais feriados prolongados ao longo de 2023, esse também anima (e muito a hotelaria). Destinos de praia como Rio de Janeiro e Balneário Camboriú (SC) estão com boas perspectivas para o período.

Para a Cidade Maravilhosa, um levantamento realizado pelo HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) prevê ocupação hoteleira de 75,34%. Entre os bairros mais buscados, estão Ipanema/Leblon (83,94%), Leme/Copacabana (80,91%), Barra da Tijuca/São Conrado (80,37%), Flamengo/Botafogo (64,15%) e Centro (57,55%).

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, destaca a proximidade com importantes destinos emissores. “O Rio de Janeiro é sempre um destino muito procurado em qualquer período do ano, consolidado nacional e internacionalmente, e oferece atrações para todos os tipos de viajantes. É um turismo doméstico, com turistas oriundos de São Paulo, capital e interior, e Minas Gerais. As distâncias moderadas fazem, inclusive, com que muitos usem o transporte rodoviário”, diz.

Corroborando com o otimismo do HotéisRIO, a rede Windsor Hotéis prevê 100% de ocupação em suas unidades durante o feriado. “Estamos com ótimas expectativas de ocupação total para este segundo semestre de 2023 nos hotéis de Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro. O objetivo é sempre manter o tradicional compromisso da Rede de prestar um serviço de excelência, voltado à qualidade e à satisfação dos nossos hóspedes”, explica Bianca Rodrigues, gerente Comercial da companhia.

Balneário Camboriú

A cidade catarinense está entre um dos destinos de praia mais conhecidos do Brasil e deverá registrar grande movimentação no feriado, já que sexta-feira (8) é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, feriado municipal e típico de Curitiba, um dos principais emissores para Camboriú.

De acordo com Margot Rosenbrock Libório, vice-presidente do BC Convention & Visitors Bureau, o bom movimento depende da previsão do tempo, mas prevê que a hotelaria da cidade terá, no mínimo, 70% de ocupação.

“Se o clima estiver favorável, se simplesmente não chover, teremos um super feriado, já que o dia 8 também é de folga para os curitibanos, que sempre nos visitam. Feriados assim são excelentes, sempre são momentos positivos porque oxigenam o fluxo turístico da cidade”, aponta, em entrevista ao portal Página 3.

(*) Crédito da foto: eacuna/Pixabay