A Praia de Cumbuco, pertencente ao município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem se destacado no turismo cearense. O destino tem se movimentado para se estruturar internamente, o que vem atraindo a atenção de investidores do setor hoteleiro.

Hoje, Caucaia conta com 6 mil leitos, totalizando 70 hotéis e pousadas, segundo Livia Holanda, secretária de Turismo e Cultura Municipal de Caucaia. Em breve, Cumbuco receberá um empreendimento da Vila Galé, com inauguração prevista para setembro de 2024 e investimentos na ordem dos R$ 80 milhões.

“A rede já está com o licenciamento para as obras. A Vila Galé ainda possui mais dois condomínios em desenvolvimento por aqui, mas serão casas de aluguel por temporada”, explica Livia.

Com maior visibilidade, os hoteleiros de Cumbuco desenvolveram uma associação para tratar dos interesses da classe. A AMHO Cumbuco já conta com 24 meios de hospedagem associados, visando debater estratégias para elevar a demanda durante o período de baixa temporada.

A secretária explica que a sazonalidade de Cumbuco funciona de maneira muito particular. A alta temporada começa em julho e vai até dezembro, período conhecido como temporada dos ventos. “Nosso principal atrativo é a prática do kitesurfe, mas em 2023 conseguimos ocupação de 100% em alguns feriados”.

Para a época dos ventos, a expectativa é que a ocupação chegue a 80%, principalmente após melhorias estruturais, como a duplicação da estrada, revitalizações, obras de iluminação, entre outras reformas.

Livia Holanda

Vamos marcar presença em eventos, diz Livia

Marca Cumbuco

Na WTM-LA deste ano, a marca Visite Cumbuco foi oficialmente lançada, representando um passo importante no marketing de promoção do destino. “Foi nossa primeira feira com estande próprio. Agora, vamos participar de outros eventos, como Abav, Festuris, BTM, além de feiras internacionais”, salienta Livia.

Segundo a secretária, Cumbuco já sentiu o impacto da promoção, que despertou o interesse de novos investidores. “Algumas empresas nos procuraram para buscar mais informações. Somos a única praia com o selo Bandeira Azul do Ceará, o que é um grande chamariz”.

Sob a gestão de Livia, o destino vem buscando se digitalizar. Além de ganhar um site e perfis nas redes sociais, Cumbuco também estampará campanhas em aeroportos. “Vamos atuar mais fortemente nos eventos junto ao setor hoteleiro e gastronômico. Também estamos desenvolvendo projetos de entretenimento, como festivais de música e cinema”.

A Secretaria ainda aposta na capacitação profissional da hotelaria e na criação de roteiros turísticos para manter o turista mais tempo no destino. Atualmente, o gasto médio por viagem é de R$ 3.413, enquanto as despesas diárias ficam na casa dos R$ 455, com permanência de sete dias.

“E já começamos a receber o público norte-americano, mas nossa demanda internacional também é composta por argentinos, portugueses, italianos e franceses. Já os visitantes nacionais vêm de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste como um todo”, finaliza a secretária.

(*) Crédito da capa: Felipe Lima

(**) Crédito da foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Turismo de Caucaia