No dia 13 de dezembro de 1991 o Costão do Santinho abria as portas pela primeira vez. O empreendimento localizado na Praia do Santinho, em Florianópolis, celebra 30 anos de uma trajetória que acompanhou o desenvolvimento do turismo na região, tendo impulsionado o setor com capacitação de mão de obra e investindo em infraestrutura.

O empresário Fernando Marcondes de Mattos, idealizador e fundador do resort, relembra que, na época do lançamento do hotel, jamais poderia imaginar que o empreendimento fosse tomar tamanha proporção.

“Meu sonho era criar um empreendimento hoteleiro que preservasse o meio ambiente e as tradições de Florianópolis e que ajudasse a desenvolver o setor do turismo catarinense, tornando-se referência internacional, ganhou formas na praia do Santinho, norte da Ilha de Santa Catarina. O Costão do Santinho Resort foi projetado e construído para oferecer uma estrutura hoteleira pioneira no país, mesclando unidades para hospedagem e unidades residenciais em um complexo único em sua essência. Mas se eu afirmar que, há mais de 30 anos, eu olharia para esse terreno onde estamos localizados e projetaria essa potência empreendedora, eu estaria tendo um devaneio. Hoje, sinto-me realizado e com a certeza de que continuaremos sempre a investir para mantermos nossa excelência no mercado”, comenta o empresário.

E se manter relevante no mercado por três décadas só foi possível pelo poder de renovação do empreendimento. O Costão do Santinho vem diversificando seus produtos como forma de atrair novos nichos de mercado. Um exemplo claro é o espaço gamer que deve ser inaugurado em janeiro de 2022 e contou com o aporte de R$ 300 milhões.

Outro ponto de destaque é a comunicação com o público e valores bem definidos. “Temos pontuados 12 valores estratégicos do Costão que norteiam todo o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do empreendimento. Além disso, nosso investimento em pessoas é muito forte. Temos uma grande equipe de funcionários, apostamos na gestão profissional, investindo no corpo colaborativo, em governança corporativa. Desde 2019 temos dois co-presidentes à frente da administração da empresa e eu passei a administrar meus projetos pessoais e a integrar o conselho consultivo do Costão”, explica Marcondes.

Costão do Santinho: responsabilidade ambiental

O Costão do Santinho também vem investindo em sua responsabilidade ecológica e preservação ambiental, um dos pilares da propriedade. “Os cuidados com o meio ambiente estão garantidos na cláusula pétrea desde a fundação do Costão do Santinho Resort, que prevê a preservação permanente da Mata Atlântica do entorno do empreendimento. O complexo hoteleiro foi construído em um terreno de quase um milhão de metros quadrados, dos quais 750 mil metros quadrados são de vegetação nativa preservada, e formam a Unidade de Conservação do Morro das Aranhas, uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural em área urbana do Brasil”, ressalta o fundador.

O Family Adventure, lançado em 2021 para chancelar o resort como uma opção de turismo durante todo o ano, apresentou ao mercado uma série de programações de soft adventure, para toda a família e que tem como eixo norteador a relação com o meio ambiente. Além das atividades recreativas, para todas as idades, os shows temáticos e as atividades gastronômicas têm sido fatores decisivos para a escolha do Costão dentre os consumidores e é um forte pilar que o empreendimento faz questão de reforçar.

“Temos seis opções de restaurantes, comandadas por chefs renomados do segmento e que possibilitam aos nossos clientes uma experiência cultural, com uma excepcional variedade de pratos, explorando também as peculiaridades da região, a interlocução com os produtores locais, investindo também em opções para clientes com restrições alimentares. Temos quatro bares, posicionados estrategicamente no resort e um espaço dedicado à alimentação infantil”, destaca Cleiton Tabalipa, copresidente do Costão do Santinho.

A pluralidade e respeito pela diversidade é outra marca do empreendimento, assim como a forte veia de responsabilidade social. “Contribuir com a comunidade está em nosso DNA, estamos cada vez mais próximos das comunidades, não apenas no fomento à pesca artesanal, com a educação ambiental e com o cuidado com as famílias dos nossos colaboradores, mas entendendo nosso papel social frente a um mercado que cada vez mais gera demandas e é impactado pelas mudanças globais”, exemplifica Mattos.

Além disso, o Costão do Santinho Resort tem uma estação de tratamento de esgoto, com 98% de eficiência. O esgoto tratado volta para tratar as plantas e o excedente vai para o campo de golfe. O lixo é 100% reciclável.

Melhorias em sua infraestrutura

Desde 2019, o Resort tem intensificado as reformas de apartamentos e modernização de espaços. Atualmente, o empreendimento conta com mais de 900 colaboradores – e investiu nesta relação durante a pandemia, com mais de 600 apartamentos distribuídos nas vilas e no Hotel Internacional, piscinas abertas e também aquecidas, complexo esportivo, SPA e demais atividades para lazer e eventos.

“Estamos também investindo na modernização de nossas instalações, com reformas e ampliação de áreas. Neste momento, quase 40% dos nossos apartamentos já passaram por reformas, focando no bem-estar dos nossos consumidores. As novas formatações familiares e a abertura para os pets, vem ampliando nosso nicho de penetração”, comenta Leonardo Freitas, também copresidente do Costão do Santinho.

Para a alta temporada, o resort espera uma ocupação histórica. “Já temos uma alta taxa de reserva, com poucas datas para este ano e estamos trabalhando com opções para todo o ano de 2022”, completa Rubens Régis, diretor Comercial do Costão do Santinho.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Costão do Santinho