O Costão do Santinho vem buscando elevar a experiência dos hóspedes em diferentes frentes. O empreendimento catarinense, que lançou recentemente o Costão Family Adventure, anuncia o HubCG, espaço gamer que ficará localizado dentro do resort. A novidade contará com investimentos na ordem dos R$ 300 milhões nos primeiros cinco anos e tem previsão de início das operações em janeiro de 2022.

O projeto criado e liderado por Fernando Marcondes Mattos, fundador do Costão, e pelo professor Carlos Alberto Schneider, também abrirá uma arena de jogos em março. A expectativa é que o HubCG esteja operando de forma completa até julho do ano que vem, levando Florianópolis para o mapa do universo gamer.

“O mercado de games está em rápida ascensão no Brasil e acreditamos que esse será o espaço ideal para que todos os gamers do país possam se encontrar, seja para jogar, competir ou desenvolver games”, afirma Mattos. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2021, 72% dos brasileiros têm o costume de jogar jogos eletrônicos, o que reforça o tamanho do mercado a ser explorado no país.

O espaço nasce integrado à rota de inovação da capital catarinense, junto a atores do ecossistema como o Sapiens Parque, a UFSC, a CERTI, a ACATE e a incubadora CELTA, oferecendo um conjunto completo de tecnologias, laboratórios, estúdios e ferramentas computacionais, operadas por profissionais gabaritados, ficando acessível às empresas, instituições e às próprias equipes do HubCG, para geração de soluções inovadoras e de qualidade.

Costão do Santinho - fernando marcondes

Mattos está à frente do projeto

Costão do Santinho: implantação

O HubCG contará com uma estrutura de mais de 4 mil metros quadrados, que se configurará como a pedra fundamental do Mundo dos Games de Florianópolis. Em seu primeiro ano, este espaço estima acomodar cerca de 240 profissionais.

O ambiente será um empreendimento com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, integrado ao resort e baseado em um projeto focado nos aspectos mundiais do universo gamer. Com a possibilidade de promover desde a aceleração e incubação de desenvolvedoras de games até competições e eventos de eSports, o espaço oferecerá ainda formação de profissionais e investimentos em empresas locais do setor.

O investimento de R$ 300 milhões, será aportado em 2022 e 2023, e inclui não só a cobertura das despesas pré-operacionais como a formação de um fundo de investimento para fortalecimento, participação e aquisição de empresas.

A estimativa do HubCG é que o projeto atinja, em 2026, mais de R$ 700 milhões em receitas e atraia investimentos internacionais para a região. “Nosso objetivo é colocar Florianópolis no mapa dos games e transformar o HubCG em um polo de referência para o setor em até cinco anos. Além disso, pretendemos liderar o pódio das organizações unicórnio no Brasil”, continua Mattos.

Um dos objetivos do espaço é se tornar um pólo de criação e desenvolvimento de games e, para isso, o espaço vai contar inicialmente com um Gaming Office. Além disso, o ambiente terá toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de jogos e uma área específica para coworking e aceleração de empresas.

“Estamos desenvolvendo, junto ao HubCG, uma plataforma de games proprietária que proporcionará toda a estrutura necessária para a produção de games. Teremos uma equipe residente de especialistas que dará todo o apoio para desenvolvedores além, é claro, do apoio de parceiros licenciados”, afirma Schneider, líder da Equipe de Planejamento e Implantação do HubCG .

O espaço ainda permitirá que outras atividades sejam realizadas como gestão de carreira para streamers e influencers, e realização de eventos de networking. Os investimentos no setor vão além da construção do espaço físico e passam também pela criação do Instituto Gaming & Leadership, que pretende capacitar profissionais para o setor e oferecerá cursos em diversas áreas como programação, sonorização, arte e desenvolvimento.

Competições, eSports e entretenimento

Com a experiência do resort em receber e promover eventos, o HubCG também almeja se tornar um espaço referência na realização de todos os tipos de ações desse universo, contemplando desde eventos corporativos até a realização de grandes competições de eSport.

O foco nos eSports será reforçado pela criação de um time do HubCG que atuará nas principais modalidades competitivas atuais. A seleção dos pro players será um show à parte, literalmente, através da criação de um reality show que selecionará os melhores atletas do país para o time.

O turismo e o entretenimento também permeiam as ambições do projeto, que contará com outras atividades voltadas ao público gamer como reality show gamers, conteúdo feito por influenciadores de referência e grandes feiras geeks.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Costão do Santinho