As mudanças climáticas estão, sim, alterando a forma como consumidores e empresas escolhem produtos e serviços, e vários estudos mostram isso. No entanto, com as condições econômicas desafiadoras ao redor do planeta, cuidar do bolso tem sido a prioridade de muita gente. É o que mostra relatório global do FSC (Forest Stewardship Council), produzido em parceria com a empresa de pesquisas IPSOS.

Chamado de FSC Consumer Recognition Study (acesse aqui), o levantamento da certificadora de manejo florestal responsável ouviu 28 mil consumidores de 33 países, incluindo 800 brasileiros. O período de coleta dos dados, informou a IPSOS, ocorreu de outubro e novembro de 2022 e, com base nessas informações, foi possível chegar a alguns insights relevantes. 

E o primeiro é a informação que está no título da reportagem: as pessoas deixaram claro que, acima das mudanças climáticas, perda de biodiversidade e desmatamento, elas estão é preocupadas com a situação econômica. Segundo o estudo, essa dificuldade foi apontada por 47% dos entrevistados ao redor do mundo, seguido por questões de falta de segurança (guerras, conflitos e terrorismo), com 44%. Doenças de saúde vêm a seguir, com 41%, e só aí vem, em quarto, o clima (35%). 

No levantamento anterior, em meio à pandemia, saúde obviamente veio em primeiro lugar entre as preocupações dos entrevistados, seguido de mudanças climáticas.

No Brasil

No recorte brasileiro, doenças e saúde e desemprego são as principais preocupações, com 44% e 43% das respostas, respectivamente. A situação econômica desafiadora vem em terceiro, com 34%. Outras dificuldades, como guerras, conflitos e terrorismo e falta de alimentos são as ameaças seguintes. A desigualdade vem em sexto lugar, enquanto as preocupações em relação às mudanças climáticas ocupam a sétima posição.

Especificamente em questões florestais, o desmatamento é considerada a preocupação mais relevante, seguido pelas mudanças climáticas decorrentes da perda de florestas, perda de espécies vegetais e animais e incêndios florestais.

Intenção de compra

Quatro em cada cinco consumidores brasileiros afirmam preferir escolher produtos que não danifiquem plantas e animais. Três quartos dizem esperar que as empresas garantam que os produtos e embalagens que vendem não contribuam para o desmatamento.

Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil, ressalta que, apesar da ordem das prioridades, as questões relacionadas ao meio ambiente não saíram do radar dos consumidores. “Acreditamos que, com a maior conscientização das pessoas e o agravamento dos efeitos das mudanças climáticas, veremos um consumidor cada vez mais engajado, cobrando das empresas compromissos com as florestas e adotando padrões de consumo mais responsáveis”, afirmou a executiva ao Valor Econômico.

“Claramente existe uma mudança de comportamento em curso, ainda que, nesta fotografia específica, outras questões tenham se sobressaído em relação às ambientais. Fato é que, e isso não mudou, as pessoas estão mais conscientes”, diz Daniela.

(*) Crédito da capa: RoboAdvisor/Pixabay