O ICS (Índice de Confiança de Serviços), calculado pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) subiu 1,6 ponto em março, chegando a 95,8 pontos, revertendo a queda observada no mês passado. O resultado é o maior nível desde outubro de 2022 (97,6 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,7 ponto, revela o Valor Econômico.

“O primeiro trimestre se encerra com melhora na confiança do setor de serviços. Apesar disso, os resultados mantêm a percepção de perda de fôlego do setor sobre a situação atual observada nos últimos meses. Os resultados positivos em relação ao futuro demonstram otimismo, na maior parte dos segmentos, em relação a demanda e ao ambiente de negócios para os próximos trimestres”, diz Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

“O empresário enfrenta um ambiente macroeconômico de manutenção da queda na taxa de juros, controle de inflação e bons resultados no mercado de trabalho, fatores que podem estar influenciando as perspectivas futuras para o setor de serviços”, complementa. Em março, a alta do ICS foi influenciada exclusivamente pela melhora das expectativas para os próximos meses. O IE-S (Índice de Expectativas) avançou 3,9 pontos, chegando a 96,0, maior nível desde outubro de 2022. Por outro lado, o ISA-S (Índice de Situação Atual) recuou 0,5 ponto, ficando em 95,9.

Outros dados

Os dois componentes do ISA-S caíram: o indicador de situação atual dos negócios recuou 0,6 ponto, para 95,7, e o indicador de volume da demanda atual cedeu 0,5 ponto, para 96,0. Em relação aos componentes do IE-S, o indicador de demanda prevista nos próximos três meses avançou 3,7 pontos, para 94,9, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses subiu 3,9 pontos, para 97,0.

Com o fim do primeiro trimestre, a melhora da confiança de serviços, nessa ótica, teve participação fundamental na melhora das expectativas, revertendo a queda no trimestre anterior. Em sentido oposto, a média trimestral do ISA-S ficou abaixo do último trimestre.

“Apesar dos sinais de piora na situação atual, a confiança do setor de serviços apresenta melhora no primeiro trimestre, refletindo a melhora das expectativas disseminada entre os segmentos”, completa Pacini.

(*) Crédito da foto: Pixabay