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Um dos assuntos mais comentados na hotelaria atualmente é a falta de mão de obra especializada para suprir as muitas vagas abertas em um mar de oportunidades geradas após a pandemia com a retomada do setor. Além da escassez de profissionais, o segmento avançou em termos de automação, com novas tecnologias chegando ao mercado para auxiliar a grande demanda de informações, tendências e análises de forecast. Perante tantas mudanças, como a gestão dos hotéis pode se tornar mais eficiente?

Algumas multinacionais resolveram expandir seus negócios no Brasil e brindar a hotelaria com tecnologias de ponta, como a OTA Insight com suas soluções de análise da concorrência em tempo real e estudo de demanda em algumas localidades. Já a Climber oferece um software de precificação dinâmica para facilitar os processos de geração e gestão de dados, além de flutuação tarifária.

A pandemia acelerou o processo de transformação digital nas empresas, trazendo novas necessidades urgentes para o dia a dia hoteleiro. Mesmo os hotéis com capital para investir nas tecnologias estão sofrendo pela falta dos “pilotos para pilotar a Ferrari”.

Como o avanço das ferramentas veio mais rápido do que a adaptação do mercado a elas, a capacitação de mão de obra especializada, principalmente nas áreas de Vendas, RM (Revenue Management), Marketing e E-commerce, ainda está a passos lentos.

A tecnologia traz eficiência e as pessoas somam com inteligência ao negócio, logo, ter as duas pontas em pleno funcionamento é de suma importância. Já pensou quanto tempo é necessário para planejar a contratação de um colaborador — desde o momento da entrevista até ajustes salariais, organização de onboarding e treinamento — para que o mesmo se sinta motivado e consiga atingir os resultados propostos?

É preciso voltar a atenção para uma gestão próxima para que não haja um alto índice de turnover e, consequentemente, tempo investido sem retorno.

Como resolver este problema?

A Unna Hospitality foi criada para ajudar os hotéis com tecnologias adequadas para cada empreendimento, analisando as necessidades individuais dos hotéis, oferecendo equipe especializada para lidar com as ferramentas, fomentando as melhores estratégias para acelerar o processo de melhora nos resultados.

O resultado de ter acesso às melhores ferramentas do mercado e ter um bom time de pessoas que sabem utilizá-las tem sido o aumento exponencial das vendas, avanço da reputação do hotel e experiência do cliente, além da pulverização da distribuição do inventário.

Para entender as necessidades do cliente, a Unna realiza uma reunião inicial para conhecer o empreendimento, analisar a estrutura e identificar quais departamentos podem entregar melhores resultados.

A empresa desenvolve um estudo personalizado sobre os números da propriedade, que será a base para estabelecer a estrutura ideal de time e tecnologias a serem implementadas. Desta forma, os hotéis são coroados com procedimentos padronizados para elevar a gestão operacional em suas principais áreas estratégicas.

Para ingressar na Unna, o hotel não precisa realizar nenhum tipo de investimento inicial, podendo rescindir o contrato, caso necessário, sem multa. O empreendimento tem três possibilidades de começar o trabalho junto a empresa, com planos para diferentes tipos de propriedade.

Os pacotes vão desde a contratação de tecnologia e time compartilhado até a gestão completa do empreendimento. A Unna ainda oferece mais de 20 serviços pay per use que, como digital signage, em parceria com a WebSpot, que permite a comercialização de adicionais por meio de totens na recepção; web check-in; programa de fidelidade; pesquisa de satisfação com publicação no TripAdvisor, entre outros.

A Unna ainda criou seu próprio programa de ESG para auxiliar os hotéis a darem o pontapé inicial em suas práticas de sustentabilidade. A empresa dispõe de uma consultoria inicial gratuita com o intuito de fomentar tais ações em propriedades que não possuem agendas estruturadas.

Para maiores informações, a Unna está disponível no e-mail: [email protected]

(*) Crédito da foto: Divulgação/Unna Hospitality