Unna Hospitality - promo

Criada pela Hotelaria Brasil em 2016 como uma rede de hotéis econômicos com conceito lifestyle, a Unna Hospitality renasceu no final do ano passado com uma nova estratégia. O objetivo agora é levar melhores práticas de gestão e soluções tecnológicas para a hotelaria independente obter mais e melhores resultados.

Para liderar esse projeto, a Hotelaria Brasileira contratou Karol Garrett, que desde sua chegada trabalhou na criação de um ecossistema de inovação formado por várias empresas parceiras. “É isso que vai reger todas as entregas aos hotéis parceiros, de forma que não sejamos só mais um player no mercado, mas a melhor solução para hoteleiros independentes no Brasil”, afirma.

Ela conta que, em paralelo, a Unna vai levar para os hotéis parceiros a expertise operacional da Hotelaria Brasil, replicando projetos já testados e aprovados nas unidades da rede liderada por Márcio Lacerda. “Entre eles, podemos destacar nosso programa de fidelidade e serviços no formato pay per use, como capacitações por meio da nossa universidade corporativa.”

“Vamos também ajudar os hotéis em seu processo de transformação digital, que vai desde a implementação de uma nova cultura focada em resultados até implantação de novas tecnologias para acelerar o crescimento. Tudo isso para que eles tenham uma gestão mais eficiente e focada em distribuir maiores lucros aos investidores e proprietários”, explica Karol.

Modelo de negócio

A executiva da Unna conta que passou os últimos dois observando as principais necessidades da hotelaria independente para definir a proposta de valor do projeto. Nesta análise, Karol percebeu que uma das maiores dificuldades do segmento é saber vender bem o produto, com preço adequado e entendendo o comportamento do mercado e do consumidor.

“E, entre outras coisas, isso passa por compreender como gerenciar melhor o resultado na última linha, e não somente a receita. Ao mesmo tempo, não se pode deixar de lado aspectos importantes da operação hoteleira, como o gerenciamento de custos e a experiência do cliente”, comenta a executiva.

“Então, criamos esse modelo de negócio, que envolve um ecossistema de tecnologia 100% administrado via parceiros estratégicos com as melhores tecnologias do mercado. Associado a isso, contamos com uma equipe especializada nas áreas de Distribuição, E-commerce e RM (Revenue Management) para apoiar os hotéis parceiros e definir a melhor estratégia comercial e de marketing”, completa.

Governança e adesão

Atenta às transformações do mercado, a Unna criou o selo UNNICO, que ajudará os hotéis parceiros a mapear e comunicar suas práticas de ESG. “Noto que, quando falamos com um hoteleiro independente sobre ESG, muitos não sabem nem por onde começar. Queremos ser o ponto de partida deles neste sentido”, explica Karol.

Unna Hospitality - Karol Garrett

Karol: expertise da equipe faz diferença

Segundo a executiva, o selo se baseia nas 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) globais, ajudando os hoteleiros a identificar e construir planejamentos anuais de avanços nas práticas de sustentabilidade. “Em outra frente importante, fizemos uma parceria com a Great Place to Work para ajudar os hotéis a melhorar seu posicionamento institucional dentro e fora do hotel, o que muitas vezes demanda mudança de cultura no quesito gestão de pessoas”, diz.

Sobre a adesão à Unna, Karol explica que o processo passa por uma fase inicial de homologação. “Aqui, desde o início, guiamos os hotéis sobre aspectos importantes da operação. Caso esses padrões não estejam em conformidade com o que demandamos, apoiamos os hoteleiros a adequá-los para receber o selo by Unna”, diz. “Isso já é praticamente uma consultoria gratuita.”

Na sequência, o hotel parceiro opta entre os planos disponíveis. Segundo Karol, as principais diferenças entre eles estão no número de tecnologias contratadas e o total de equipe envolvidas na gestão do hotel. “Além disso, o hoteleiro pode contratar também serviços pay per use para períodos específicos, tendo nossa equipe sempre envolvida na implantação”, acrescenta.

Quer conhecer melhor todo esse ecossistema de inovação montado pela Unna Hospitality e entender como a empresa pode apoiar seu hotel? Então, acesse www.unnahoteis.com.br ou envie uma mensagem para [email protected].

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Unna Hospitality