A pandemia representou o maior desafio já enfrentado pela hotelaria mundial, mas inegavelmente ela deixou ensinamentos positivos ao setor. Dois deles, que estão intimamente conectados, foram a busca por maior eficiência na operação e a aceleração da transformação digital. Sim, a tecnologia é um atalho para margens mais lucrativas no negócio. Mais ainda, deve sempre ser encarado como investimento, em vez de custo.

Em um mercado tão pulverizado, ainda há muito hoteleiro que não entende o conceito acima. É claro que todo projeto precisa ter início, meio e fim. Necessita também de medição de resultados para não virar apenas um custo extra – aí sim desnecessário. Relançada no final do ano passado pela Hotelaria Brasil, a Unna Hospitality tem a inovação no seu DNA. É daquelas que enxerga a tecnologia como investimento, e quer levar essa visão para os hotéis independentes no país.

Em entrevista ao Hotelier News, Karol Garrett conta que a empresa identificou algumas oportunidades para levar mais eficiência para a gestão hoteleira, em um caminho que passa pela tecnologia. “Para ser mais específico, acreditamos que o ganho de eficiência começa pela analise de dados pré-venda e vai até o final dessa jornada de compra do consumidor, com foco na sua experiência já no hotel”, explica.

“Então, para apoiar o hoteleiro independente, montamos um ecossistema de tecnologias que compreende toda essa jornada”, acrescenta a executiva. Segundo Karol, esse ambiente de negócios é dividido da seguinte maneira:

  • Inteligência de dados: mais do que saber por qual canal estão vindo as reservas, ou como trabalhar melhor minha segmentação, é preciso ir ao início da jornada da venda. “Internamente, chamamos de processo de pré-vendas. Procuramos entender a jornada não só do cliente que compra, mas também para onde o potencial cliente está indo e qual e o seu comportamento”, explica Karol. Cruzando uma série de dados, como geolocalização e estudos de benchmark, a Unna faz uso de uma plataforma de Inteligência Artificial para melhor entender o interesses do consumidor.
  • Distribuição: trata-se de uma tecnologias mais conhecidas dos hoteleiros, só que distribuição vai além de ter um channel manager para facilitar o processo de comercialização de inventário. “O processo de cadastro adequado da disponibilidade do hotel, por exemplo, é muito importante, pois ajuda a propriedade a se certificar se todos os quartos estão realmente disponíveis, entre outras coisas. A tecnologia faz ainda o envio de disponibilidade em tempo real, sem processos manuais”, conta Karol. Depois, há também o procedimento de recebimento da disponibilidade e entrega aos clientes, e aqui começa o jogo no qual a tecnologia pode dar maior visibilidade. “O inventário precisa ser recebido em tempo real e entregue aos clientes  ao longo de suas buscas. Após isso, o processo de reservas precisa migrar automaticamente para o sistema de gestão. Então, para distribuição eficiente, é bom levar em conta se o sistema que escolhi supre a real demanda do hotel”, acrescenta.
  • Experiência do cliente: a Unna identificou três soluções tecnológicas que ajudam a mapear e entender a qualidade dos serviços prestados aos clientes. Além disso, possibilita que o hóspede se sinta mais confortável ao solicitar qualquer serviço ou informação ao hotel.

Abaixo, segue uma ilustração de como este tripé se conecta e de quais tecnologias a Unna Hospitality está falando:

Unna Hospitality - tripé de tecnologia - info

Conheça mais

Para ser parceiro da Unna Hospitality, o hotel precisa passar pelo processo de homologação, validação de padrões mínimos e escolher quais dos planos melhor se adequa ao hotel. Hoje, a empresa oferta ao mercado dois pacotes:

  • Unna Connect: oferece ao hotel nove tecnologias, além de um pacote com serviços e equipe compartilhada para fazer gestão das principais áreas estratégicas do empreendimento.
  • Unna Advanced: com 11 tecnologias, o plano oferece ainda um pacote mais completo de serviços, bem como uma equipe englobando mais áreas como gestão compartilhada.

“Além dos planos disponíveis, temos serviços pay per use, que o qual o hotel pode contratar a qualquer momento, incluindo e excluindo essas opções quando desejar. Isso dá à propriedade a possibilidade de testar tecnologias e serviços sem fidelidade, tendo ainda nossa equipe de implantação para ajudar em todo o processo de transição”, finaliza Karol.

Para mais informações sobre os planos da Unna Hospitality, entre em no [email protected].

(*) Crédito da capa: geralt/Pixabay

(**) Crédito do infográfico: Unna Hospitality