No Três perguntas para de hoje (14), estamos recebendo uma paulista com o coração nordestino, que literalmente morou de Norte a Sul do Brasil, mas foi no Nordeste que encontrou seu lar. Gerente de Hospedagem do Vivá Porto de Galinhas (PE), Juliana Nunes vai à praia sempre que pode para observar o pôr do sol. Além disso, gosta de ver séries, viajar, frequentar barzinhos com os amigos e se assume uma autêntica mãe de pet.

A executiva é formada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e também possui o curso Accelerated Hotel Operations Program na New York University, e MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Viveu por três anos nos EUA, sendo um ano e três meses em Olathe, no Kansas, e três meses em Nova York, onde trabalhou em uma agência de viagens especialista em destinos brasileiros e sul-americanos.

Juliana tem 22 anos de profissão, sendo 17 deles na hotelaria. Em sua trajetória, já passou pela Accor, onde iniciou sua carreira. Após oito anos na gigante francesa, passou pelo Beach Park, onde trabalhou por cinco anos. Também possui passagens pelo Grand Palladium Imbassaí Resort e Spa e agora atua na hotelaria independente, em um dos destinos mais buscados de Pernambuco.

Ganhadora do Prêmio VIHP na categoria Gerência de Hospedagem, ela fala ao Hotelier News sobre sua trajetória no empreendimento, experiência do hóspede e outros pontos importantes. Confira!

Três perguntas para: Juliana Nunes

Hotelier News: No Vivá Porto de Galinhas, você atua há quase dois anos como gerente de Hospedagem. Assim, como você tem trabalhado para estruturar as equipes e processos para garantir a melhor experiência possível para os hóspedes?

Juliana Nunes: Cheguei ao Vivá no início de um novo momento da empresa, em que tivemos que criar e estruturar todos os processos de todas as áreas e com isso demos início a um treinamento contínuo, garantindo que todos da equipe estejam atualizados com as melhores práticas de excelência. Procuro também gerir praticando a escuta ativa, com comunicação clara com as equipes e empoderando os colaboradores para que possam tomar decisões rápidas em favor a satisfação do cliente e desta forma dar uma resolução mais rápida aos problemas. Acompanho também o feedback dos clientes através das avaliações e com isso vamos trabalhando na melhoria contínua.

HN: Hoje, os hóspedes buscam uma experiência completa, com praticidade e facilidade do check in ao check out. Como o gerente de Hospedagem age para garantir uma jornada mais facilitada, rápida e satisfatória?

JN: O gerente de Hospedagem precisa estar atento aos feedbacks dos hóspedes e atuar de forma rápida de quaisquer problemas, além de manter os padrões de qualidade e acompanhar as tendências do mercado. Outra estratégia é treinar a equipe para que os colaboradores possam ter a proatividade e se anteciparem a qualquer demanda do nosso hóspede.

A comunicação entre os setores precisa fluir de forma clara e precisa, então, manter uma equipe em sintonia e engajada é um grande desafio, mas é fundamental para que as informações cheguem para todos e desta forma o resultado é uma equipe coesa que garante uma experiência memorável aos hóspedes. A tecnologia também entra como uma excelente estratégia para garantir uma jornada mais facilitada, rápida e satisfatória aos hóspedes.

HN: No mês passado, você foi a vencedora do prêmio VIHP na categoria Gerencia de Hospedagem. Qual o sentimento em receber essa premiação e como esse reconhecimento alavanca sua trajetória profissional?

JN: Eu acompanho o prêmio VIHP desde 2015, e até então eu não me sentia preparada para concorrer, mas com o passar dos anos eu fui me preparando e crescendo profissionalmente, em 2021 eu concorri, fui uma das três finalistas, mas vencer o prêmio esse ano reforçou a importância de que todo esforço valeu a pena. Esse reconhecimento é um marco na minha jornada profissional e serve como um impulso para continuar investindo na minha carreira, isso me inspira a ser uma líder melhor. Foi uma honra imensa e sinto uma profunda gratidão por ter sido reconhecida em um campo que muitas vezes não há reconhecimento. Ganhei visibilidade e essa premiação me abre portas para um futuro promissor.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal