Atualmente, a precificação dinâmica é essencial para garantir bons resultados para um hotel. Por outro lado, nem todos os hoteleiros conseguem enxergar “além do quarto” ao aplicar esse recurso. Muitos fatores afetam os preços, como sazonalidade e ocupação, e também desempenham papel na otimização da receita de eventos, aponta o Hotel Management.

Usando tecnologia avançada de revenue management, os hoteleiros podem ajustar com precisão as tarifas para eventos em tempo real, à medida que os negócios flutuam de mês para mês. Essa tecnologia permite que as operadoras adotem uma abordagem semelhante à sua estratégia de operações de quarto ao melhorar a receita do evento sem a preocupação de perder a receita potencial da companhia.

A precificação dinâmica pode recomendar taxas ideais para cada demanda sem comprometer os retornos. Isso permite que os grupos sejam mais do que um meio de valor das reservas adjacentes feitas perto de um evento e passam a ser uma fonte confiável de lucro. Além disso, os hotéis devem monitorar as tarifas de seus concorrentes com a maior precisão possível para ajustar os preços com base nos prazos de reserva. Esses recursos exigem uma estratégia de dados capaz de trocar informações entre os departamentos. Outro ponto favorável é que os empreendimentos, ao aderirem à cultura de dados, podem identificar tendências com mais rapidez, facilitando a tomada de decisão.

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A chave para a precificação dinâmica é entender quando oferecer os upgrades certos durante o processo de reserva e como valorizá-los no momento. Por décadas, essas estratégias informaram preços dinâmicos bem-sucedidos para quartos de hotel e para o setor de companhias aéreas, além de também serem aplicáveis a negócios e eventos de grupos.

Ao oferecer upgrades ou serviços adicionais, os hotéis podem melhorar a experiência e as expectativas do hóspede, aumentando o potencial de ganhos e informando a tomada de decisões futuras. Como isso funcionaria na prática? Os organizadores de eventos geralmente procuram serviços de catering, equipamentos audiovisuais, salas de reuniões adicionais e até mesmo recursos de acessibilidade junto com o espaço do evento desejado.

Permitir que os hóspedes selecionem esses elementos durante o processo de reserva garante efetivamente que eles obtenham o serviço que procuram. A tecnologia de otimização de receita é impactante durante esse estágio porque garante que as operadoras rastreiem o valor de cada oferta e ajustem seu preço com base na disponibilidade e necessidade.

As ferramentas de otimização de receita podem auxiliar os operadores a identificar maneiras mais eficazes de alocar espaço para diferentes eventos, garantindo a disponibilidade potencial significativa para mais reservas. O recurso da precificação dinâmica pode atualizar as tarifas de hotéis diversas vezes por dia com base no tamanho do empreendimento e demanda.

Aproveitar a automação e os dados de gerenciamento de receita pode simplificar esse processo, que já vem sendo amplamente discutido, garantindo que as operadoras tomem decisões com base na dinâmica do mercado sem ficarem sobrecarregadas.

(*) Crédito da foto: nattanan/Pixabay