No próximo dia 2, o Hilton Porto Alegre abre as portas de seu novo centro de convenções. Reestruturado e modernizado, o espaço tem como objetivo elevar a penetração do empreendimento gaúcho no setor de eventos, que hoje representa 20% de sua receita total.

Sem revelar investimentos, Rodrigo Colla, gerente geral da propriedade, conta que a expectativa é que essa fatia de faturamento cresça em torno de 15% no primeiro ano. “Trata-se de um andar completo dedicado ao centro de convenções. Reformulamos o espaço, com potencial para receber tanto eventos sociais quanto corporativos, a partir de ambientes conjugados e um novo layout”.

Colla acrescenta que a demanda do Hilton Porto Alegre é composta, majoritariamente, por eventos corporativos da indústria farmacêutica, mas que outros setores, como o agronegócio e tecnologia, também são importantes parceiros. “Queremos, ainda, crescer em eventos sociais, uma vez que o empreendimento já foi líder neste mercado”.

Em fase de reformas, o centro de convenções não recebeu demandas no primeiro trimestre. Contudo, apenas em abril, a fatia do segmento de eventos ficou 28% acima do orçado para o período. Para os próximos meses, o gerente afirma que a expectativa é positiva.

“Porto Alegre tem uma demanda natural, com eventos pontuais, como uma feira do agronegócio em agosto. Entretanto, é uma cidade que tem como tradição uma janela de antecedência de apenas um mês para o fechamento de eventos”, pontua.

Estrutura

A reformulação do espaço, com capacidade de atender eventos com público de até 600 pessoas, foi idealizada pelo Lubianca Arquitetos e levou cerca de três meses para ficar pronta. De acordo com o gerente geral, o novo salão conta com cinco espaços renovados para oferecer mais flexibilidade e adaptabilidade aos diversos tipos de eventos que o hotel recebe.

A nova estrutura oferece também três salas business, cada uma com capacidade para até 10 pessoas, além de um foyer em um espaço lounge. O salão principal, batizado de Mercosul, possui uma área de 261 metros quadrados (m²) e capacidade para até 300 pessoas sentadas em auditório.

Em paralelo, o Hilton Porto Alegre também vem realizando melhorias em suas 170 acomodações. Atualmente, 15% do inventário já foi reformado. Até o final de 2024, Colla espera que 80% das UHs estejam modernizadas.

“Estamos realizando as reformas por fases para que não afete a experiência do hóspede. A Hilton assumiu a propriedade em 2022 e, dentro desse processo, estamos adequando a estrutura para o conceito da marca”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton Porto Alegre