Você pode fazer autonegação, dar mil desculpas e relativizar, mas uma verdade incômoda paira na hotelaria (e isso vale globalmente): o setor tem um gap tecnológico quando comparado a outros. Diretor de Produtos e Ofertas Hospitalidade da TOTVS, Claudio Cordeiro tem uma hipótese para essa (triste) realidade em meio ao rápido processo de digitalização da sociedade. Seu diagnóstico é que falta cultura de inovação na indústria hoteleira.

Nada mais certeiro! Vale destacar que, até mesmo dentro da indústria de viagens, a hotelaria está para trás. Quer um exemplo? Em entrevista ao Hotelier News dois anos antes da pandemia, o country manager do Expedia Group no Brasil revelou que a empresa fazia 5,5 mil testes A/B anuais em busca de melhorias de usabilidade no site. Não se pode esquecer que muitas propriedades independentes nem portal de internet possuem, o que afasta delas a possibilidade de fazer vendas diretas online. E, veja, trata-se apenas da pontinha do iceberg.

Importante ressaltar que Cordeiro tem propriedade para falar. Afinal, nasceu dentro de um hotel – é hoteleiro de terceira geração. Há quase oito anos, assumiu um desafio profissional na TOTVS, passando a ser uma espécie de elo entre a comunidade hoteleira nacional e a gigante de softwares brasileira.

TOTVS - Claudio Cordeiro - interna

Cordeiro palestra no roadshow da TOTVS no Sul

“Tive uma passagem pela CMNet no início da carreira, então reconhecia desde lá o valor da tecnologia para melhorar a operação de hotéis”, conta.

“Muito da minha contratação pela TOTVS tem relação com o fato de que a empresa entendeu que o perfil ideal para a posição não era de alguém de tecnologia puro e simples, mas um profissional que fosse da hotelaria. Afinal, atuamos em uma indústria em que o relacionamento pesa muito”, relembra.

Hoje, a TOTVS tem uma base de 2 mil hotéis clientes no Brasil, contra algo próximo a 1,8 mil quando ele foi contratado. Cordeiro faz questão de destacar que, apesar do crescimento da base de clientes desde sua chegada, nunca se pode esquecer que tecnologia é apenas um meio.

“Oferta de software não falta por aí. Nossos concorrentes têm bons produtos também. Para que o setor dê o salto tecnológico definitivo, é necessário que uma cultura de inovação floresça. A hotelaria precisa entender e ver valor nos processos, pois, sem eles, não se tira o melhor da tecnologia. Não se desenvolve inovação”, diz.

Plantar e colher

Bem, ossos do ofício de um mercado tão pulverizado, certo? Sim, se de um lado temos operadoras hoteleiras que investem mais e mais no processo de transformação digital (lei nossa matéria recente sobre a estratégia da Accor), há também hotéis praticamente na idade da pedra. “Uma das nossas missões é espalhar essa mensagem sobre a importância da cultura de inovação e da tecnologia. Vamos seguir firmes nessa evangelização”, continua Cordeiro.

Entre as muitas ações atualmente em curso, a TOTVS realiza o Roadshow TOTVS Hospitalidade 2023, que percorre o país com eventos sobre perspectivas do mercado hoteleiro, inovação e transformação digital, projeto que tem parceria do Hotelier News. “Já passamos pelo Sul, Sudeste e Nordeste. A próxima parada é no Centro-Oeste, este mês. O objetivo é plantar essa sementinha na hotelaria, levando informação e inteligência de mercado para os participantes.”

Obviamente, quem planta sempre espera colher algo lá na frente, e este é o objetivo da TOTVS. Uma hotelaria madura tecnologicamente, abre espaço para mais inovação e um amplo mercado comprador de softwares. “Acho o momento propício para essa evangelização. A pandemia foi dura, mas deixou ensinamentos valiosos. A hotelaria aprendeu, mesmo que de forma dura, que a busca pela eficiência operacional nunca pode cessar, seja na gestão do dia a dia ou na estratégia de distribuição”, explica.

A eficiência operacional é apenas um exemplo de onde a tecnologia pode se inserir no dia a dia dos hotéis. Há muitas outras pontas onde a inovação pode fazer a diferença, avalia o diretor da TOTVS. Então, existe oportunidade e timing melhores do que esse? Bem, a chance está aí, mas se o hoteleiro não vê valor na inovação… “Voltemos ao início da entrevista, Vinicius. Insistir na evangelização é o caminho que escolhemos”, finaliza Claudio Cordeiro.

(*) Crédito da foto: Arquivo HN

(**) Crédito da foto: Hotelier News