BTM: WAM Hotéis prevê alta de 30% em receita frente a 2019

Rede vem em processo de expansão no Nordeste

A retomada tem se mostrado consistente na WAM Hotéis. Em seus 13 empreendimentos espalhados pelo país, as ocupações ganharam musculatura, performando na casa dos 80%. Em entrevista ao Hotelier News durante o BTM, Eduy Azevedo, CEO do grupo, afirma que a expectativa é de lotação máxima para o Réveillon e crescimento de 30% no faturamento frente a 2019.

“Encerraremos 2022 com faturamento recorde. Todos os nossos hotéis vêm registrando números acima dos níveis pré-pandêmicos e já estamos vendendo 2023”, comemora o executivo. De acordo com Azevedo, Caldas Novas é uma das praças com maior demanda, uma vez que seu público regional é forte e não depende de deslocamento aéreo.

“Caldas Novas é o berço da WAM e possui produtos muito bem posicionados. Um dos segredos do lazer é como chegar. Ou você tem um regional expressivo ou conta com uma malha aérea boa, mas as passagens estão muito caras. Se não fosse por nossos parceiros de fretamento de longa data, seria inviável”, complementa o CEO.

Durante a semana, quando o lazer esfria, a rede recebe grupos e eventos. Segundo Azevedo, a distribuição da WAM é bem pulverizada, principalmente após as mudanças de comportamento do consumidor na pandemia. “As pessoas passaram a usar mais o computador e a se familiarizar com aplicativos de compras. Quem investiu nisso, se deu bem”.

Atualmente, a WAM possui quatro empreendimentos em pipeline, sendo dois deles no Nordeste. O Refúgio das Lontras Pousada (184 UHs) e o Bahia das Lontras (770 UHs) serão inaugurados em Barra de Santo Antônio, na Região Metropolitana de Maceió, em modelo de multipropriedade.


Ba’ra Hotel inicia operação com o pé direito

Empreendimento abriu as portas em 6 de outubro

Após muita expectativa, o Ba’ra Hotel iniciou sua operação na praia de Cabo Branco, em João Pessoa. Com a promessa de preencher a lacuna de um empreendimento de luxo na capital paraibana, o hotel está em fase de soft opening, mas já sente uma boa resposta do mercado.

Expondo na Área Luxury do BTM, o Ba’ra vem performando com 40% de ocupação em suas primeiras semanas de vida, com demandas majoritariamente de lazer. “Fomos surpreendidos positivamente com a repercussão da abertura. O produto é uma novidade em João Pessoa, que até então não contava com um hotel de perfil lifestyle para um público mais exigente”, comenta Stephany Mendonça, gestora de Vendas para o Nordeste.

De acordo com a executiva, o hotel está recebendo feedbacks positivos tanto dos hóspedes quanto do público local, que já pegou gosto pelos dois restaurantes do Ba’ra. “Estamos com alta procura para o gastrobar e para a tratoria. Os menus foram pensados de acordo com o gosto do paraibano, com preços condizentes com o mercado, quebrando o paradigma de que um restaurante de hotel é mais caro”, acrescenta Stephany.

Neste primeiro mês de operação, ainda em baixa temporada, o Ba’ra está com uma diária média na casa dos R$ 1.200 para apartamentos de categoria de entrada. No verão, a tendência é que os valores flutuem para cima, uma vez que as reservas para o período estão aquecidas.


Jericoacoara ganhará empreendimento de multipropriedade

The Alchymist Luxury Group anuncia investimentos no setor de hospedagem

Dono do Alchymist Beach Club, localizado na Lagoa do Paraíso, o The Alchymist Luxury Group vem expandindo seus negócios no Brasil. A empresa italiana, detentora de restaurantes em Jericoacoara e do Ecopark Boneville, em Alto Garrote (CE), faz sua estreia no segmento de multipropriedade.

Com forte atuação na Europa, a empresa já possui empreendimentos hoteleiros fora do Brasil. Contudo, este será seu primeiro projeto de propriedade compartilhada. Com VGV (Valor Geral de Vendas) na ordem dos R$ 180 milhões e capital 100% próprio, a multipropriedade contará com 104 UHs, divididas em 4 mil frações.

As obras foram iniciadas em outubro deste ano, com previsão de entrega em novembro de 2024. Segundo Clea Girão, diretora Comercial e de Marketing, o The Alchemyst Group possui duas salas de vendas em Jericoacoara e, até o momento, 92% das cotas já foram comercializadas.

BTM - Clea Girão

“O grupo possui o beach club há 12 anos, recebendo cerca de 300 mil visitantes por ano em uma das praias mais conhecidas do Brasil. Como a empresa já tinha ex18pertise no setor hoteleiro europeu, algumas consultorias nos apresentaram novos modelos de negócios. Abraçamos a ideia da multipropriedade e vendemos as frações em tempo recorde, em apenas um ano e 10 meses”, salienta a executiva presente no BTM.

O empreendimento de multipropriedade será operado pelo próprio grupo e será construído na vila de Jericoacoara. Sua estrutura contará com piscina com uma mini pedra furada, academia, parque, restaurante e opção de day use. A empresa ainda está em fase de estudos de benefícios para cotistas nos serviços do beach club.

“Provavelmente daremos descontos, cartão fidelidade e acessos exclusivos aos negócios do grupo. Também estamos em fase de desenvolvimento de um novo beach club no Ceará”, complementa a diretora.


BestBuy estreia na Área Luxury do BTM

Operadora busca reforçar seus serviços e atendimento

Um dos espaços mais exclusivos do BTM, a Área Luxury foi desenvolvida para reunir players que atendem um público exigente, ao mesmo tempo em que as empresas fomentam negócios para o setor de luxo. Este ano, uma das estreantes é a BestBuy, que optou por ocupar uma das mesas para mostrar que o atendimento é um de seus diferenciais.

“Fazemos um trabalho de concierge em nossas reservas tanto no lazer quanto no corporativo. Para nós, fazia sentido estar aqui para mostrar esse posicionamento de cuidado, que vai além de tarifas atraentes, mas passa por um atendimento humanizado que complementa o digital”, declara Fernando Gimenez, head de Vendas e Business Development.

Com uma base de 4 mil clientes, o executivo reforça que o luxo não está em preços elevados, mas sim no valor agregado dos serviços. “Temos investido forte em serviços de concierge corporativo, principalmente para diretores e CEOs”, continua.

Fernando Gimenez

Hoje, cerca de 60% do movimento da BestBuy é oriundo do lazer, enquanto os 40% restantes são do corporativo. Por outro lado, 70% da demanda é internacional, contra 30% do mercado nacional.

Recentemente, a operadora contratou Adiana Lemos para atuar como executiva de Vendas para o Nordeste, marcando um novo momento da empresa na região. “Antes, nossa penetração no mercado nordestino era totalmente orgânica. Agora, temos uma pessoa atuando efetivamente na região, que representa 10% das reservas. Até o fim de 2023, esperamos que esse número cresça para 25%”, pontua Gimenez.

Para 2022, a expectativa é de superar a receita de 2019 em até 50%. “Em 2023, nossa projeção é de crescer 50% frente a 2022 com a entrada de novos produtos, além do lançamento do novo portal da BestBuy”, finaliza o executivo.


Gramado é preferência dos nordestinos na Master Hotéis

Natal Luz desponta como uma das épocas mais procuradas pelos turistas

Com forte presença no Sul do país, a Master Hotéis pode estar longe do Nordeste, mas nem por isso a região deixa de ter uma relevância considerável para a rede gaúcha. E a proximidade do Natal Luz reforça a importância do turista nordestino para o grupo.

Juliana Nogueira, gerente Nacional de Vendas da Master, comenta que participar do BTM é parte estratégica para estreitar relações com os parceiros da região. Para a unidade da rede na Serra Gaúcha, os hóspedes nordestinos representam cerca de 30% da demanda durante o Natal Luz.

“As festividades do Natal Luz começam no último fim de semana de outubro e já estamos com ocupação alta. Para novembro, especificamente, tem sido a nata da nata, com todos os sábados praticamente lotados. Durante a semana, a demanda cai um pouco, mas nada muito brusco. Em dezembro e janeiro, sentimos o impacto do aéreo. Ou seja, ainda temos muito para vender”, revela a gerente.

Juliana Nogueira

Apesar da preferência do nordestino pelas luzes natalinas de Gramado, Juliana afirma que é um público que também visita o destino em outros períodos do ano, porém com menor intensidade. “É uma demanda que vem pingada no restante do ano”.

Em praças como Porto Alegre e Curitiba, com perfil majoritariamente corporativo, a relevância do Nordeste é um pouco menor. “Na capital paranaense, observamos o crescimento de grupos de lazer por meio de parcerias com operadoras, pois nosso hotel está próximo de alguns pontos turísticos”, continua Juliana.

Cerca de 60% da demanda da Master Hotéis é oriunda de intermediários, como agências de viagens, operadoras e OTAs. Os 40% restantes são reservas diretas, sejam de empresas ou famílias.

Quanto ao fechamento de 2022, a gerente explica que algumas praças já superaram os níveis pré-pandêmicos, enquanto outras estão beirando os índices de 2019. “No acumulado de janeiro a setembro, Gramado e quatro unidades de Porto Alegre estão acima de 2019”, finaliza.


Bristol Hotéis busca equilibrar lazer e corporativo

Grupo hoteleiro prevê abrir 10 novas unidades em 2023

Retornando ao BTM em 2022, a Bristol Hotéis & Resorts está com planos estratégicos de expansão de portfólio. Com a expectativa de abrir 10 novas unidades no próximo ano, a rede pretende equilibrar sua oferta de lazer e corporativo. Sem dar grandes spoilers, Juliane Silveira, gerente Regional de Vendas para o Norte e Nordeste revela que os empreendimentos estarão distribuídos em diferentes regiões do país.

Com quatro hotéis no Nordeste e 17 no Brasil como um todo, a Bristol espera crescer em cerca de 6% seu faturamento ante 2021. A executiva explica que os empreendimentos se beneficiaram de demandas reprimidas pela pandemia, com expectativas positivas para 2023.

“A retomada tem sido muito favorável, com a abertura de novos negócios e praças com resultados acima da média esperada. Alguns de nossos hotéis vêm batendo recordes de ocupação e faturamento, com números crescendo de forma expressiva”, pontua a gerente.

Dentre os destaques da rede, Juliane cita Fortaleza como uma das estrelas de 2022 por seu turismo pujante e corporativo aquecido por grandes empresas locais. “A capital cearense é um hub por conta do aeroporto e pelo turismo em si, que nos favorece muito. Esperamos que essa demanda permaneça em 2023 para mantermos a rentabilidade de nossas unidades”.

O segmento de eventos, principalmente congressos, tem operado como um dos catalisadores da recuperação da Bristol. Segundo a executiva, a pandemia embaralhou os calendários, com a migração de algumas datas tradicionalmente realizadas no segundo semestre para a primeira metade do ano.

“Historicamente, o segundo semestre sempre foi marcado por congressos. Com a retomada, tivemos ações na primeira parte do ano, que até então era um período linear. Junho, por exemplo, costumava ser um mês de baixa, mas que em 2022 se destacou por conta de eventos remarcados”, acrescenta a gerente.

Mantendo a atenção nos indicadores macroeconômicos, como as taxas de inflação e Selic, a Bristol vem acompanhando de perto os números perante um cenário atípico no calendário. “Foi um ano fora da curva, mas esperamos que 2023 se mantenha da mesma forma”, finaliza.


Hotéis Village: alta temporada chegou mais cedo no Nordeste

Rede celebra ocupações na casa dos 90% em todas as praças

Com unidades em Fortaleza, João Pessoa, Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Garanhuns (PE), os Hotéis Village comemora a chegada antecipada da alta temporada. Em entrevista ao Hotelier News durante o BTM, Viviane Coelho, gerente Comercial da rede, explica que os empreendimentos já estão com números semelhantes aos registrados no verão.

“A retomada tem sido uma experiência peculiar. No início, observamos uma demanda reprimida, mas que agora se consolidou. Estamos muito felizes com os resultados, já recebendo um público que se equipara com o verão”, salienta a executiva.

Os oito hotéis do grupo vêm performando com ocupações que variam entre 80% e 90%, dependendo do período e praça. “Campina Grande, que é um mercado mais corporativo, também tem crescido bastante no indicador. Porém, em linhas gerais, é o lazer que puxa a demanda para cima”, continua Viviane.

Viviane Coelho

As regiões Sul e Sudeste seguem como os principais mercados emissores de hóspedes para os Hotéis Village, que também recebem demandas significativas do próprio Nordeste. “Nos meses de agosto, setembro e outubro, a sensação que tivemos é de alta estação, com Fortaleza se destacando. Para 2023, esperamos conseguir puxar nossa diária média para cima”, finaliza.


Luzeiros repagina departamento de eventos

Rede também anuncia mudanças na gastronomia dos três hotéis

Para 2023, a Luzeiros Hotéis espera crescer no segmento de eventos. A rede, que conta com três unidades no Nordeste, já ocupa um bom posicionamento no setor, mas sabe que tem potencial para abocanhar fatias ainda maiores.

Presente no BTM, o grupo hoteleiro promoveu reformas em suas estruturas de eventos. O hotel cearense, localizado em Fortaleza, já opera com espaços modernizados. Já os demais, em Recife e São Luís, iniciarão suas obras a partir de março de 2023, após a alta temporada de verão.

“Também estamos em fase de mudanças da gastronomia dos eventos, incluindo coffee break e bufês. Nossa proposta é oferecer mais opções aos clientes dos três empreendimentos”, explica Carlos Nascimento, gerente Comercial da Luzeiros Hotéis.

Os espaços para eventos do Luzeiros Fortaleza estão com novo carpete, marcenaria atualizada e ambientes moduláveis. A unidade tem capacidade para receber até 300 pessoas em auditório.

Já o empreendimento pernambucano comporta até 260 convidados, enquanto o Luzeiros São Luís é o grande destaque, com capacidade para até 750 pessoas. “É um hotel de referência na capital maranhense, tanto para eventos corporativos quanto sociais. Atualmente, o setor representa 30% da receita da rede como um todo. Para 2023, queremos incrementar essa fatia”, pontua Nascimento.

Vale lembrar que a unidade cearense passou por retrofit em 30 UHs, que agora oferecem estrutura para long stay, com microondas, mini copa e cafeteira. “Vamos completar as reformas nos demais apartamentos no próximo ano”, finaliza o gerente.


Fazzenda Park Hotel: demanda nordestina é foco de expansão

Público da região representa 5% dos hóspedes do empreendimento

Em 2021, o Fazzenda Park Hotel fez sua estreia no BTM (Brazil Travel Market). Com o intuito de entregar seu primeiro cartão de visitas para o mercado nordestino, o empreendimento segue na busca de aumentar sua visibilidade na região e atrair demandas mais robustas desse público.

“De um ano para cá, nosso trabalho foi de promoção. No BTM de 2021, ainda estávamos em pandemia, com restrições e em fase de vacinação. Contudo, conseguimos uma visibilidade interessante, com vendas de grupos e particulares que se consolidarão em 2023. Retornar ao evento é fortalecer o primeiro contato com esse mercado”, explica Antônio Coradini, diretor Comercial do Fazzenda Park Hotel.

Antonio Coradini

Atualmente, o Nordeste representa 5% dos hóspedes do resort catarinense, cenário que Coradini procura reverter na presença de feiras e caravanas. “Essa fatia ainda é muito pequena perto das oportunidades que a região oferece. Hoje, grande parte do público nordestino é particular e, com a expansão do nosso inventário, teremos mais possibilidade de receber esses clientes”, acrescenta o executivo.

Em sua maioria, a demanda nordestina são de famílias que reservam em feriados e alta temporada, como Natal e Réveillon. Coradini salienta que os agentes de viagens têm grande relevância nessa fatia de mercado, logo, o Fazzenda Park participará de todas as capacitações que acontecerão durante o BTM.

“Nosso objetivo aqui é pautado no agente de viagens, que opera como um pulverizador da marca. Nosso produto ainda é pouco conhecido no Nordeste e apostamos nesses parceiros para serem nossos promotores”, ressalta.

Em termos de demanda, os grupos representam 70% da ocupação do empreendimento, ganhando maior relevância em períodos de baixa temporada. Para 2022, o Fazzenda espera encerrar o ano com faturamento 40% superior ao registrado em 2021, e alta de 30% na diária média.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News