A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) e a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) iniciarão, a partir de 3 de outubro, as aulas do novo curso Gestão de Excelência no Mercado de Luxo, que acontece em formato online de segunda a sexta-feira.

“A ESPM, que é uma referência nacional, nos buscou para essa parceria por meio da conselheira Melissa Fernandes”, explica Simone Scorsato, CEO da BLTA. O objetivo do curso é construir uma jornada impecável para o cliente.

Para isso, os alunos irão aprender sobre o conceito de luxo, marketing de experiências, perspectivas global e nacional sobre o setor, importância da gestão de marca e encantamento, gestão de serviços e mapeamento de experiências, desafios e oportunidades do mercado no Brasil, papel da comunicação e linguagem corporal, entre outros pontos. Serão oito aulas das 19h30 às 22h30, abordando todos esses temas.

O curso

A curadoria do curso é assinada por diversos especialistas em luxo, como a já mencionada Melissa Fernandes, consultora em Hospitalidade e professora da pós-graduação de Negócios e Marketing da ESPM; Celina Bühler, consultora de Branding; e Katherine Sresnewsky, coordenadora de Marketing de Luxo Contemporâneo e do Núcleo de Moda e Luxo da ESPM.

A grade conta, ainda, com palestras conduzidas por profissionais associados à BLTA, como a própria Simone, Claudia Baumgratz (Comuna do Ibitipoca), Juliana Ghiotto (Barracuda Hotel & Villas), Guilherme Padilha (Auroraeco) e Felipe Ferreira (Belmond Hotel).

Em um momento de renovação na cultura da hospitalidade e recuperação consistente do turismo de luxo no Brasil, como revela o recém-publicado anuário BLTA 2022, o curso atende a uma demanda crescente no país e propõe aos alunos analisar uma operação de serviço e conceber melhorias na gestão focadas na excelência da hospitalidade.

Didaticamente, o programa compreende conhecimento teórico sobre marketing de experiências, apresentação dos principais aspectos que compõem a excelência no serviço de luxo, debate de cases práticos sobre hotelaria, entre outros pontos. A capacitação tem como público-alvo empresários, estudantes e profissionais em busca de conhecimento sobre a gestão de experiências de luxo de clientes dos mais diversos segmentos.

Outras informações

Conteúdo: 8 aulas, com duração de 4h cada

Quando: 3, 4, 5, 6, 7, 10, 11 e 13/outubro, de segunda a sexta-feira

Horário:19h30 às 22h30

Carga horária: 24 horas

Certificado: será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

Interessados podem se matricular por meio do link.

Grade curricular

AULA 1 – CONCEITOS DE LUXO, SERVIÇOS, EXPERIÊNCIA E EXCELÊNCIA

  • Definição de luxo
  • Definição de marketing
  • Marketing de serviços
  • Marketing de experiência

AULA 2 – APLICAÇÃO DOS CÓDIGOS DO LUXO NO SEU NEGÓCIO

  • Perspectiva global sobre o luxo (especificidades culturais e características)
  • Importância da gestão da marca e o encantamento
  • Collabs de sucesso entre arte e luxo
  • Palestra

AULA 3 – A EXCELÊNCIA NO SERVIÇO DE LUXO

  • Conceito de Experiência
  • Processo de Gestão de Experiências
  • Mapeamento das experiências
  • Gestão de serviços
  • Aplicações em todos os mercados

AULA 4 – A EXPERIÊNCIA DE LUXO: TURISMO POR BLTA

  • Mercado turismo de luxo no brasil e no mundo com Simone Scorsato (BLTA)
  • Desafios e oportunidade do turismo de luxo no Brasil
  •  Autenticidade, Sustentabilidade e Diversidade
  • Palestra

AULA 5 – A ARTE DE SERVIR E RECEBER

  • Relação histórica entre excelência e o luxo
  • Employee Branding
  • O Bem Receber e Servir: apresentações, cumprimentos, comunicação e linguagem corporal

AULA 6 – EXPERIÊNCIA DO COLABORADOR

  • Importância da Gestão de Pessoas no Planejamento financeiro
  • Experiência do Colaborador (EX)
  • Diversidade
  • Construindo conexões: fornecedores, clientes, colaboradores
  • Palestra

AULA 7 – GESTAO DA EXPERIÊNCIA DIGITAL

  • Gestão de marca: identidade e posicionamento nos canais digitais
  •  Estratégias digitais nos serviços de luxo
  • Comportamento do prestador de serviço nas mídias digitais
  •  Palestra

AULA 8 – EXCELÊNCIA NO SERVIÇO: CASOS PRÁTICOS

  • Apresentação atividade final para membros BLTA e professores ESPM

(*) Crédito da foto: StartupStockPhotos/Pixabay