A entrevistada de hoje (20) no Três perguntas para tem gosto musical eclético, é fã de séries como Game of Thrones e e Yellowstone, além de seus spin-offs 1883 e 1923. Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria, presidente da HSMAI Brasil e Latam e professora da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) também está sempre em busca de livros em sebos de São Paulo e já chegou a escrever sobre seus hábitos de leitura.

Além de livros técnicos e profissionais, também gosta de romance histórico, indo da trilogia de O Século, de Ken Follet, até Os Romanov, de Montefiore. “Se estou de bolsa, é certeza que estou levando algum livro comigo”, brinca. Como hobbies, gosta de praticar beach tennis (desde antes de virar moda, ressalta) e de quebra-cabeças gigantes, de 3 a 5 mil peças.

“Também adoro voltar para a sala de aula, e não só como professora, mas também como aluna. Sim, meu hobby preferido é fazer cursos. Além de assuntos técnicos relativos ao meu trabalho do dia a dia, me interesso por assuntos dos mais variados. Já fiz curso de Filosofia, Política e Ética em Harvard e, faz alguns anos que me dedico à Psicanálise, devendo me formar como profissional da área no final desse ano”, complementa.

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC-RS, pós-graduada em Marketing pela ESPM, além de possuir MBA executivo pela FAAP-SP, é leader coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e tem duas certificações internacionais como leadership development trainer e business impact leadership facilitator.

Além da atuação na HSMAI, GO Consultoria, também é curadora de conteúdo da WTM Latin America e board member da Equipotel. No Três perguntas de hoje, ela fala ao Hotelier News sobre o trabalho na entidade, entre outros pontos. Confira!

Três perguntas para: Gabriela Otto

Hotelier News: Nos últimos meses de 2023, você assumiu a presidência da HSMAI Latam, com o intuito de consolidar a ampliação da entidade na região. Dessa forma, quais desafios você enxerga à frente para realizar essa expansão? E quais as principais estratégias e objetivos?

Gabriela Otto: Esse foi um plano adiado em função da pandemia. A expansão da HSMAI na região já fazia parte do projeto desde o início da associação em 2024 no Brasil.

O desafio é significativo, pois reunimos executivos de mercado de forma voluntária para contribuir com o desenvolvimento do negócio hoteleiro no seu país. Ao mesmo tempo que são pessoas com o desejo de devolver ao mercado tudo o que ele nos proporcionou, sabemos dos desafios de tempos, viagens e vida atribulada de todos eles. Também existe a questão cultural de cada país, onde o engajamento, parcerias e dinâmicas de eventos que acontecem de forma diferente. Ao mesmo tempo que fazemos parte de uma organização mundial, nossos boards entendem que são células independentes de atuação, e tem a responsabilidade ética com as boas práticas e ferramentas confiáveis de gestão para a hotelaria.

Diferente do Brasil, que comemora 10 anos de HSMAI em 2024, o trabalho na Colômbia, Chile, México e Peru esse ano será de awarness e fortalecimento da marca localmente. Estaremos focados em aumentar a visibilidade da HSMAI Latam, e o desafio está justamente nesse mercado tão diversificado e dinâmico que é o latino-americano. Para isso, será crucial estabelecer parcerias estratégicas regionais e locais, promover eventos relevantes e oferecer conteúdo educacional de alta qualidade, como sempre fazemos.

Nossas principais estratégias envolvem o fortalecimento da presença online e offline da HSMAI Latam, por meio de plataformas digitais, redes sociais e eventos presenciais em diferentes países da região. Além disso, estamos focados em desenvolver programas de capacitação e certificação que atendam às necessidades específicas dos profissionais de Vendas, Marketing, Distribuição e Revenue Management na indústria hoteleira latino-americana. Estamos com um ótimo time em cada país e estou confiante na consolidação da associação na região.

A HSMAI mundial faz 100 anos em 2024. Não à toa chegamos nessa idade e expandindo. Falamos de uma entidade focada em aumentar a lucratividade e sustentabilidade do negócio hoteleiro, e da qual tenho muito orgulho em fazer parte.

HN: Vendas, Marketing e RM andam cada vez mais juntos na hospitalidade, sendo essenciais nas estratégias desenvolvidas pelas redes. Assim, como a HSMAI pretende atuar no sentido de qualificar ainda mais esses departamentos?

GO: A HSMAI Latam pretende atuar de forma proativa na qualificação dos profissionais de Vendas, Marketing, Distribuição e Revenue Management, oferecendo programas de educação continuada, roundtables, cursos, eventos, artigos e outras iniciativas de desenvolvimento profissional. Reconhecemos a importância crescente desses departamentos na indústria hoteleira e estamos comprometidos em fornecer as ferramentas e recursos necessários para que os profissionais se destaquem em seus respectivos campos.

O tema da associação há alguns anos já é a visão integrada dessas áreas, onde pensamos a estratégia comercial, englobando RM, Distribuição, MKT e Vendas. Trabalhar em silos é o pior cenário que um hotel pode ter hoje em dia.

Estamos em contate debate com o mercado e nos nossos grupos de trabalho sobre as futuras lideranças dessas áreas, gaps e insights em geral. Inclusive, é possível acompanhar parte de nosso conteúdo na editoria HSMAI Insights aqui no Hotelier News semanalmente.

HN: Por fim, qual cenário você visualiza para 2024? Quais os principais desafios?

GO: Para 2024, minha visão para o mercado hoteleiro é otimista-realista, ou seja, muito pé no chão. No Brasil, teremos crescimento mais impulsionado por diária média do que ocupação, mas também por desafios e incertezas.

Mundialmente, a previsão é um crescimento da demanda de 1,2% e 3% em RevPar. Entretanto, as margens, lucros e fluxos de caixa podem cair em função à inflação salarial, aumento dos custos e altas taxas de juros. A instabilidade política e econômica em algumas regiões do mundo pode ter um impacto negativo na demanda de viagens internacionais.

Sobre os desafios, alguns já conhecidos seguem conosco em 2024. A contratação e retenção de talentos continuará exigindo treinamentos regulares. O aumento de custos operacionais forçará uma gestão ainda mais eficaz de estoque e custos. A mudança nas expectativas dos hóspedes não admitirá nada menos que eficácia operacional e estratégias adequadas de gestão de receita.

Já o investimento em tecnologia será ainda mais vital. A frase Data or Die (Dados ou Morte) é cada vez mais uma verdade absoluta. Sem aproveitar informações valiosas sobre os hóspedes, é difícil imaginar operações inteligentes.

Entretanto, sabemos que muitos ficarão para trás em termos de inteligência artificial e de negócios. Atualmente, a tecnologia é acessível, os valores são viáveis, e 82% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados pessoais para uma melhor experiência. Ou seja, não tem mais desculpa.

Em resumo, o mercado hoteleiro em 2024 será um mercado dinâmico e desafiador, mas também com oportunidades para os hotéis que se adaptarem às tendências e oferecerem uma experiência superior aos hóspedes. Através da HSMAI, nos comprometemos em levar os principais temas para o palco de nossos eventos, debates e estudos, colaborando ao máximo com essa indústria que tanto nos proporciona e encanta.

(*) Crédito da foto: Arquivo HN