Cada vez mais, o turismo e a tecnologia se aproximam. Seja nas redes hoteleiras, aeroportos ou agências de viagens, novas ferramentas vêm auxiliando o dia a dia de profissionais, empresas e consumidores. Dentre tantas soluções que surgem no mercado, o blockchain se destaca como uma alternativa para diferentes dores do setor.

Com grandes demandas de transações bancárias, por exemplo, o blockchain pode ser a chave para operações mais seguras para ambos os lados, principalmente quando falamos em pagamentos internacionais.

As vias diretas, sem a necessidade de intermediários, geram maior confiabilidade e rapidez no processo. Outro ponto positivo é o caráter descentralizado do blockchain — que pode ser vantajoso para viagens internacionais.

A garantia de transações seguras e interoperabilidade tem levado diversas empresas a adotarem a ferramenta para construir viagens personalizadas. Segundo o Criptonizando, espera-se que os gastos globais com soluções blockchain atinjam uma avaliação de US$ 19 bilhões até 2024.

Na hotelaria, a tecnologia ainda não foi amplamente adotada. Entretanto, empresas de desenvolvimento de blockchain estão criando soluções de software sob medida ou atualizando ferramentas existentes.

Aplicações

No turismo como um todo, o blockchain pode ser revolucionário. A seguir, algumas possibilidades de aplicação da tecnologia:

Identificação

A indústria de viagens depende fortemente de serviços de identificação, e o blockchain pode eventualmente substituir outros métodos de manter esses dados como padrão da indústria.

Quando usada dessa maneira, a tecnologia tem o potencial de reduzir significativamente as filas de check-in ou os tempos de espera nos aeroportos, pois a apresentação de documentos de identificação pode ser substituída por uma rápida impressão digital ou varredura de retina.

Localização de bagagem

A tecnologia tem potencial como ferramenta para monitorar a localização de bagagens – principalmente quando se trata de viagens internacionais.

Ao longo de um trajeto, a bagagem de um cliente frequentemente muda de mãos várias vezes. Compartilhar dados de monitoramento entre empresas é muito mais simples quando feito usando um banco de dados descentralizado.

Pagamentos simplificados

Os acordos entre hotéis, agências de viagens, vendedores terceirizados e vários agregadores são simplificados e agilizados com o auxílio do blockchain.

O registro centralizado torna as interações mais rápidas e seguras, ajudando as empresas a impedir fraudes e roubo de dados.

O blockchain ainda ajuda as empresas no controle de custos de viagens de negócios, registrando, analisando e prevendo com precisão os gastos. Além disso, essa combinação permite que a companhia simplifique os procedimentos operacionais e ofereça aos clientes uma experiência de pagamento mais integrada.

(*) Crédito da foto: Pierre Borthiry/Unsplash