As mudanças de privacidade da Apple estão se tornando uma dor de cabeça de marketing e personalização em toda a indústria de viagens, mas podem fortalecer ainda mais as maiores agências de viagens online com acesso a grandes quantidades de dados próprios em comparação com concorrentes menores, segundo divulgado pelo Skift.

“Acreditamos que isso significa que as grandes marcas de viagens de consumo com distribuição em massa e escala para desenvolver um marketing inteligente e baseado em dados vencerão”, disse Clayton Reid, CEO da MMGY Global . “E, é claro, o Google e a Apple construirão ecossistemas separados – e talvez diferentes – que forçarão os profissionais de marketing a criar métodos diferentes para se engajar de uma forma específica e com curadoria.”

Reid disse que os profissionais de marketing já viram sua capacidade de direcionar o público-alvo de viagens com base em dados de usuários móveis nos EUA e globalmente ser reduzida em 40% e 25%, respectivamente.

Isso significa que grandes empresas que coletam dados primários de seu grande público ou usam modelos baseados em permissão, em vez de depender de informações de terceiros de valor reduzido, terão vantagem em eficiência de marketing e em programas de fidelidade operacional, disse o executivo.

Questionado sobre se as agências de viagens online, empresas de metabusca ou hotéis acumularão vantagem relativa uns contra os outros devido às mudanças da Apple, Steve Hafner, cofundador e CEO da Kayak, afirma que todos sentirão os efeitos das alterações.

“Todos nós seremos impactados por isso. Em primeiro lugar, isso complica a aquisição de clientes, tornando mais difícil atingir os usuários com base no comportamento anterior e construir públicos “semelhantes”. Em segundo lugar, torna a personalização mais complicada à medida que mais usuários se tornam anônimos”.

Apple: acesso aos dados

O acesso aos dados do cliente provavelmente se torna mais um problema de sobrecarga. A indústria hoteleira há muito se sente prejudicada pelo fato de grandes agências de viagens online não compartilharem dados de clientes com hotéis quando os hóspedes reservam suas propriedades em sites como Expedia , Priceline ou MakeMyTrip .

Uma das supostas vantagens para os hotéis do Tripadvisor Plus, o programa de assinatura que tinha empreendimentos oferecendo aos clientes grandes descontos em troca de reservas sem comissão, era que a empresa iria compartilhar os dados dos clientes com os hoteleiros.

Um Tripadvisor Plus renovado, agora em teste e oferecendo aos viajantes dinheiro de volta no check-in em vez de descontos na reserva, também compartilhará os dados dos usuários com os hotéis se eles participarem diretamente do programa. A empresa acessará muitas propriedades, porém, por meio de agregadores como Trip.com , por exemplo, e os hotéis envolvidos nesses tipos de transações de terceiros não obterão as informações.

O Facebook disse que seus resultados do terceiro trimestre foram adversamente afetados pelas mudanças de privacidade da Apple.

Na indústria de viagens, o CEO do Airbnb , Brian Chesky, disse na semana passada durante sua própria teleconferência de resultados que a empresa não foi afetada pelas mudanças de rastreamento da Apple. “Não, não vimos nenhum impacto no Airbnb e esse não é realmente o nosso negócio”.

Werner Kunz, o CEO da Fareportal , que opera CheapOair e OneTravel, disse que sua empresa pode ser menos afetada do que alguns dos seus pares, porque está se concentrando sua comercialização em “canais de retenção”, como seus aplicativos e programa de fidelidade.

Kunz disse que a CheapOair depende fortemente de seus próprios dados de clientes que usam desktops e dispositivos móveis, embora também acesse informações de marketing sobre pesquisas da indústria e tendências de reservas dos sistemas de distribuição global.

(*) Crédito da foto: Pixabay