A Airbnb.org lançou seu primeiro relatório de impacto, que oferece uma visão geral do trabalho da organização nos últimos três anos. O braço de ajuda humanitária da companhia de short-term rental, que recentemente alcançou o trimestre mais lucrativo de sua história, forneceu mais de 1,4 milhão de diárias gratuitas de estadas de emergência para mais de 220 mil pessoas em três anos.

A iniciativa foi fundada como uma organização sem fins lucrativos e independente, para ajudar pessoas impactadas por desastres naturais e outras crises de grande escala a encontrar estadas temporárias gratuitas. A inspiração para a Airbnb.org começou com uma anfitriã da empresa, Shell, que abriu sua casa no Brooklyn para pessoas impactadas pelo furacão Sandy em 2012, o que levou milhares de anfitriões a fazerem o mesmo.

Nada disso seria possível sem o apoio da comunidade global de anfitriões, organizações sem fins lucrativos e doadores da Airbnb.org, que demonstraram comprometimento com o trabalho e a missão da Airbnb.org.

Nos últimos anos, a organização expandiu significativamente seus esforços para ajudar refugiados deslocados por crises humanitárias. Trabalhando com organizações ao redor do mundo, a Airbnb.org conectou solicitantes de asilo a estadas temporárias gratuitas, incluindo refugiados da Ucrânia, Afeganistão, Síria e Venezuela, entre outros países.

Para marcar o Dia Mundial do Refugiado deste ano, a Airbnb.org lançou uma iniciativa de patrocínio de US$ 2 milhões para ampliar seu apoio a refugiados e solicitantes de asilo que entram nos EUA. Os patrocinadores fornecem apoio emocional e financeiro aos recém-chegados e os ajudam a se ajustar à vida em sua nova comunidade, mas encontrar moradia muitas vezes é um desafio.

Impacto de 2023

Neste ano, a Airbnb.org continuou a fornecer moradias de emergência para aqueles afetados por desastres naturais, incluindo furacões, terremotos, inundações e incêndios.

Após uma série de terremotos na Turquia e na Síria, a Airbnb.org se uniu a organizações como a GOAL para fornecer estadas temporárias para socorristas e trabalhadores de ajuda que lideraram operações de busca e resgate e ajudaram os sobreviventes. O braço da empresa ajudou a conectar mais de 1,6 mil indivíduos deslocados e socorristas a estadas de emergência, incluindo os socorristas Zehra e Souhel, que também perderam suas casas nos terremotos.

“Ter um lugar para ficar nos deu espaço para voltar a ser quem somos e pensar sobre o que vai acontecer a seguir”, diz Zehra, hóspede do projeto na Turquia.

O projeto se mobilizou para oferecer apoio quando incêndios devastaram Maui. Em colaboração com o governador do Havaí, Josh Green, Maui Rapid Response, Global Empowerment Mission e outras organizações sem fins lucrativos, a Airbnb.org se comprometeu a fornecer estadas de emergência gratuitas para mais de 1 mil pessoas deslocadas pelos incêndios. Menos de um mês depois, a Airbnb.org alcançou sua meta e conectou mais de 1,8 mil pessoas a habitações temporárias.

(*) Crédito da foto: Freepik