Se o segundo trimestre foi de bons resultados para o Airbnb, o terceiro foi de desempenho financeiro histórico. De acordo com uma carta divulgada pela empresa, a companhia reportou um lucro líquido de US$ 1,6 bilhão, com crescimento na receita de 18%, atingindo a marca de US$ 3,4 bilhões, informa o Skift.

Esses resultados são impulsionados principalmente por um aumento significativo no número de reservas, totalizando 113 milhões, o que representa um incremento de 14% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

A Ásia-Pacífico emergiu como um motor importante desse crescimento, recuperando-se completamente aos níveis pré-pandemia. No último trimestre, o crescimento bruto de reservas na região foi de 23%, em comparação com o mesmo período em 2019. Destaca-se também o aumento expressivo das viagens da China para o exterior, que subiram 100% em relação ao ano anterior.

A companhia mantém compromisso contínuo com expansão internacional. Além de relatar um aumento nas atividades na Alemanha e no Brasil, o Airbnb observa um crescimento notável na Coreia do Sul, com um avanço de 54% nas noites brutas reservadas em comparação com 2019. A plataforma reconhece que há um potencial de incremento em muitos mercados internacionais, uma vez que a penetração nos Estados Unidos é significativamente maior do que em muitos outros países.

Espera-se que a empresa continue prosperando no quarto trimestre, com projeções de receita entre US$ 2,13 bilhões e US$ 2,17 bilhões. No entanto, o Airbnb também observa uma maior volatilidade no ambiente de negócios, potencialmente influenciada por tendências macroeconômicas e conflitos geopolíticos.

“É difícil determinar completamente a causa de qualquer tipo de fraqueza ou volatilidade”, disse David Stephenson, CFO da empresa, durante a teleconferência de resultados. “Chamamos a atenção para os fatores macroeconômicos e geopolíticos porque acreditamos que são o que está impulsionando qualquer volatilidade que existe”, afirma. “Ainda é um pouco cedo para dizer quanto volatilidade veremos no restante do trimestre”, complementou.

Expansão

Em plena expansão, o Airbnb viu incremento de quase 1 milhão de anúncios ativos ao longo do ano, representando um crescimento de 19%. A empresa enfatiza seu compromisso em tornar a hospedagem tão popular quanto a viagem, buscando melhorar a experiência dos anfitriões e expandir sua oferta global.

“Estamos focados em tornar o ato de hospedar tão popular quanto o de viajar, e nossos resultados do terceiro trimestre mostram que nossa abordagem está funcionando”, salientou Brian Chesky, CEO do Airbnb. “Encerramos o trimestre com o maior número de anúncios ativos, e vimos um forte crescimento em todas as regiões e tipos de mercado”, acrescentou.

A companhia também está empenhada em abordar as preocupações dos usuários relacionadas à confiabilidade a partir de novas funcionalidades. A coleta de feedback de anfitriões e usuários resultou em mais de 350 novas ferramentas e melhorias nos últimos dois anos, com 50 delas implementadas em maio passado. Uma dessas mudanças inclui a exibição do preço total, que contribuiu para a redução das taxas de limpeza cobradas pelos proprietários.

(*) Crédito da foto: ManuelaJaeger/Pixabay