De acordo com levantamento divulgado pela ABIH-CE, a ocupação hoteleira em Fortaleza pode chegar a 85,58% na semana em que será realizado o Fortal, festival de música que acontece na capital cearense entre os dias 21 e 24 deste mês. Ainda segundo a entidade, o percentual é superior ao índice de 2019, quando o indicador chegou a 85,46%.

Além de contribuir com a alta da ocupação nos hotéis, o evento também irá gerar impacto positivo com a criação de empregos diretos e indiretos. “Com o passar dos anos, temos recebido uma quantidade cada vez maior de público de diversos cantos do país, aquecendo também o setor da economia. Isso potencializa o impacto turístico de Fortaleza”, afirma Colombo Cialdini, diretor do Fortal 2022.

Férias de julho impulsionam hotelaria cearense

Segundo dados da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), as férias de julho também têm contribuído para elevar as expectativas de ocupação no período. “Estamos vendo bons índices de ocupação em todo o país. Nossa expectativa agora é de que a procura por hospedagem permaneça em alta até o final do ano”, afirma Manoel Linhares, presidente da entidade, reforçando as boas expectativas da ABIH-CE.

No Nordeste, Ceará e Pernambuco lideram o indicador, chegando a 70% de ocupação, seguidos de perto pelo Piauí, com 69%. Em seguida, aparecem Alagoas (67%) e Bahia (65%). No Maranhão, a expectativa é atingir 63%. No Rio Grande do Norte, o número cai para 52% e, em Sergipe, 42%.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-CE