De acordo com um levantamento da Setur-CE (Secretaria de Turismo do Estado do Ceará), os índices de ocupação da hotelaria do estado foram altos no terceiro fim de semana de julho. O órgão afirmou que o indicador chegou a 81,14% no período.

Conforme a pasta estadual, de sexta (14) a domingo (16), tanto Fortaleza, quanto os destinos litorâneos do estado registraram alta procura e lotação de reservas, elevando assim a ocupação dos empreendimentos hoteleiros. Entre as cidades mais buscadas, Canoa Quebrada lidera no período pesquisado, aponta o portal Ceará Agora.

Em seguida, aparecem Jericoacoara, Porto das Dunas, Camocim, Cumbuco e Praia das Fontes. Já na região serrana, o destaque é Guaramiranga. O destino oferece um dos climas mais frios do estado.

Ceará: boom do turismo

As férias de julho são um dos períodos mais importantes para o turismo cearense. Ao longo de todo o mês, a Setur-CE estima que cerca de 305 mil turistas passem pelo estado, ante 286 mil registrados no mesmo período do ano passado. O resultado representa variação positiva de 6,6%. A receita turística, segundo a projeção da Secretaria, será de R$ 1,1 bilhão, o que representa incremento de 17,9% na comparação com o ano anterior.

Um dos fatores que deverão contribuir com a alta da ocupação hoteleira em julho é a realização do Fortal. A prévia carnavalesca acontece neste fim de semana, entre os dias 20 e 23, recebendo turistas de diversos destinos brasileiros e ficando atrás apenas do Réveillon em termos de demanda.

De acordo com a ABIH-CE, a previsão durante o final de semana do evento é de que a ocupação dos hotéis da capital fique em torno de 85%, alavancando a performance geral da hotelaria do estado.

(*) Crédito da foto: jjandson/Pixabay